Criação da academia

12/01/2010 09:12:00


Ao inaugurar em janeiro de 2004 a sua Academia, a Guarda Municipal do Rio deu um passo pioneiro, sendo a única entre todas as instituições desarmadas existentes no Brasil a ter o seu próprio Centro de Formação e Treinamento. Funcionando como universidade corporativa, a Academia da Guarda Municipal do Rio de Janeiro oferece inúmeras atividades de aperfeiçoamento e atualização profissional, assim como intercâmbio com outras instituições, em uma constante troca de experiências. In loco ou à distância, quase todo o efetivo da GM-Rio já passou por uma das salas deste complexo.

 


Implantada na sede da instituição (Avenida Pedro II, 111, São Cristóvão), a Academia da Guarda custou aos cofres públicos R$ 1 milhão, com moderno projeto arquitetônico planejado também para atender as necessidades relacionadas à formação e qualificação de integrantes de Guardas Municipais desarmadas. O complexo reúne em um mesmo espaço ambiente amplo e agradável, com salas de aula climatizadas, auditório, vestiários e alojamentos para os alunos, sendo um verdadeiro convite aos estudos.

 


Atualmente, o corpo docente conta com 28 instrutores, todos guardas municipais, com formação superior e diversos cursos de extensão. Além da formação e atualização dos nossos agentes, a Academia da GM-Rio também costuma receber representantes de outras guardas para cursos e treinamentos.

 


Nos últimos anos, com a realização de grandes eventos na cidade, como a Copa do Mundo, o Rock in Rio, a Jornada Mundial da Juventude e os Jogos Olímpicos de 2016, a Academia passou a receber diversos cursos específicos para capacitar ainda mais os agentes para lidar com todo tipo de situação que pode acontecer em eventos.

 

 

Legado dos Jogos Olímpicos - O processo de modernização da Academia de Ensino, em 2015, com a aquisição de novos equipamentos e reforma de instalações, realizada em parceria com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), foi um dos principais legados que os grandes eventos deixaram para a instituição, que otimizou e agregou ainda mais valor aos cursos de capacitação e reciclagem que a GM-Rio oferece ao seu efetivo.

 


O projeto teve duas frentes de melhorias voltadas para instalações físicas e predial e na aquisição de equipamentos mais modernos para as aulas práticas. A primeira frente incluiu reforma e construção de novas instalações, como a reforma do auditório da Academia de Ensino, que passou a contar com telão e smart TV; e a criação de um centro de treinamento para o efetivo com uma academia de atividades físicas e dojô para prática de artes marciais, e 40 aparelhos e equipamentos, para oferecer aos funcionários um local para aprimorar o condicionamento físico, essencial na rotina operacional, e também promover a saúde e o bem-estar. Além disso, foram adquiridos itens de mobiliário diversos que passaram a compor as salas de aula e as demais estruturas. Foram cerca de 1.600 itens, como armários de escritório, bancos de vestiário, arquivos, cadeiras e carteiras para as salas de aula, flip chart, quadros, telas de projeção etc.

 

A outra frente incluiu a aquisição de novos equipamentos para serem utilizados pelos instrutores nas classes, como bolsas para material de emergência e de ventilação artificial, manequins e macas para as aulas de Emergência Pré-hospitalar Básica (aproximadamente 160 itens) e equipamentos de condicionamento físico, para as aulas de Educação Física. Ainda foram recebidos novos equipamentos eletroeletrônicos e de TI, como notebooks, computadores etc., possibilitando a implantação do Sistema de Ensino A Distância (EAD) próprio da GM-Rio.

 

 

Portal de Educação Corporativa – Em 2017 foi lançado o Portal de Educação Corporativa (http://gmead.rio.rj.gov.br/) da GM-Rio, que passou a integrar cursos presenciais, semi-presenciais e plataforma de Ensino à Distância (EAD), implantada com recursos, design e conteúdo desenvolvidos pela Diretoria de Recursos Humanos e a Academia de Ensino da instituição. A GM-Rio inovou mais uma vez com a criação do ambiente virtual de aprendizagem, alinhado com práticas de gestão e formação de talentos do mercado, sendo a primeira instituição de segurança municipal do estado do Rio de Janeiro a contar com a tecnologia.

 


O Portal de Educação Corporativa utiliza os sistemas Moodle e Wordpress, que permitiram a criação de um ambiente que alinha a facilidade de assimilação a recursos para realização de aulas online, como chats e fóruns, sendo possível o acesso de qualquer dispositivo digital, como tablets, celulares e PCs. Em parceria com a IplanRio, o portal migrou para o Datacenter da Prefeitura do Rio, permitindo o acesso seguro e simultâneo de oito mil pessoas ao sistema, sem falhas ou dificuldades de conexão.

 


A implantação do portal permitiu ainda a economia de recursos e favoreceu a sustentabilidade, abolindo a necessidade de impressão de provas, diários de classe e outros documentos administrativos, que passaram a ser feitos integralmente no ambiente virtual. Até mesmo a matrícula para cursos livres ou obrigatórios foi facilitada com a tecnologia. Os cursos que precisam da presença do aluno, como defesa pessoal, continuam sendo realizados nas instalações físicas da Academia, mas também fazem uso dos recursos online.




Serviços Serviços