Perfil do comandante

12/01/2010 09:10:00


 

Comandante da GM-Rio - Inspetor Geral José Ricardo Soares da Silva
 
Com mais de 42 anos de serviços prestados, sendo 30 deles à Prefeitura do Rio, o inspetor geral José Ricardo Soares da Silva comanda a Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) desde abril de 2020. É o segundo guarda municipal de carreira a assumir o mais alto cargo da instituição, onde ingressou em 1992.
 
Em seu primeiro ano na GM-Rio, foi designado para atuar como instrutor da 1º turma de guardas municipais, tendo em vista a sua experiência e capacitação adquirida no Exército Brasileiro, onde chegou ao posto de 3º Sargento. Dez anos antes, serviu no antigo Batalhão de Guardas do Exército, em São Cristóvão, que viria a se tornar a sede da Guarda Municipal em 2001. 
 
Desde o início, percorreu uma longa jornada até chegar ao topo da carreira na Guarda Municipal. Além de instrutor e chefe do corpo de alunos, o inspetor José Ricardo foi gerente de Treinamento da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal, trabalhando no setor entre os anos de 1997 e 2001, o embrião da Academia de Ensino. Gerenciou o projeto Frente Marítima e foi líder do grupo Defensores da Cidade, onde atuou como socorrista, realizando diversos salvamentos em acidentes de trânsito e enchentes na cidade. 
 
Idealizou a primeira Medalha de Mérito da Guarda Municipal, com o intuito de resgatar a autoestima do Guarda Municipal.  Em 2003, esteve à frente do comando da 7ª Inspetoria, sendo responsável pelas ações na região da Praça Seca e Jacarepaguá. Em 2007, criou o 3º Grupamento Especial de Trânsito, para descentralizar as ações de trânsito e minimizar os transtornos nas vias da Zona Oeste da cidade, sendo o primeiro comandante da unidade.
 
Em 2010, foi transferido para a Secretaria Especial de Ordem Pública e assumiu a Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques. Em 2013, foi nomeado assessor especial da Secretaria Municipal de Ordem Pública. Três anos depois, trabalhou no planejamento operacional da GM-Rio para as Olimpíadas de 2016.  Em 2017, assumiu a Diretoria de Operações da Guarda Municipal, respondendo por todas as ações das 37 unidades operacionais na cidade. Retornou para a Secretaria Municipal de Ordem Pública em 2018, onde permaneceu até o início de abril de 2020, como subcoordenador do Programa Rio+Seguro.
 
Filho de servidor público da Aeronáutica, José Ricardo nasceu na Gávea, Zona Sul do Rio, e é o caçula de um total de cinco filhos. Casado, pai de quatro filhas e avô de dois netos, o novo inspetor geral ressalta a sua criação familiar como fator principal para a sua formação como ser humano. “A minha formação familiar foi muito importante para moldar o meu caráter e a minha personalidade. O meu pai e os meus irmãos mais velhos sempre foram os meus exemplos dentro de casa. Eles me ensinaram a ser honesto, companheiro, solidário, e a ter respeito e amor pelo próximo”, enfatizou o comandante.
 
Formado em Letras e pós-graduado em Gestão em Segurança Pública Municipal, o inspetor José Ricardo possui extenso currículo, com dezenas de cursos de formação e de especialização em diferentes áreas. Destacam-se o curso de Segurança Pública, realizado no Núcleo Superior de Estudos Governamentais da UERJ; curso de Gestão em Segurança Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV); curso de Planejamento Estratégico em Gestão Governamental da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, entre outros.
  
Em reconhecimento ao exercício exemplar de sua carreira profissional, recebeu medalhas, moções, certificados e diplomas de mérito de diversas instituições e entidades, como a Câmara dos Vereadores, Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Lions Club, Polícia Militar, 1o Batalhão de Polícia do Exército, além da própria Guarda Municipal. “É um orgulho pessoal enorme chegar ao comando da Guarda Municipal e olhar para trás, vendo cada etapa conquistada, e observando que toda a minha biografia foi escrita com muita dedicação, seguindo fielmente os exemplos dos meus familiares, desde a minha infância”, concluiu José Ricardo.
 



Serviços Serviços