GDA – Grupamento de Defesa Ambiental

01/06/2010 14:39:00


Com a missão de auxiliar órgãos oficiais de preservação nas ações contra crimes ao meio ambiente, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro criou, em 13 de abril de 1994, o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA). O GDA ocupa um casarão no Parque Nacional da Tijuca desde junho de 2000, quando foi assinado o termo de co-gestão entre Prefeitura e Ibama. A antiga sede, no Parque Natural Municipal Marapendi, no Recreio dos Bandeirantes, foi transformada em base estratégica para proteção da área.

 

Diariamente, os guardas do GDA atuam no patrulhamento de mirantes, parques e da Floresta da Tijuca - maior floresta urbana do mundo -, onde também controlam a presença de excursionistas, fazem acompanhamentos por trilhas e prestam orientações variadas. Além de auxiliar a segurança de visitantes, do patrimônio e de inibir ações de vandalismo à natureza. 

 

Postos de Patrulhamento - O Grupamento de Defesa Ambiental realiza rondas periódicas nas áreas do Parque Nacional da Tijuca mais procuradas por montanhistas e turistas, como Largo do Bom Retiro (acesso aos Picos da Tijuca e do Papagaio), Cascatinha, Capelinha Mayrink, mirantes do Excelsior e Dona Marta, Vista Chinesa, Paineiras e Portão dos Macacos. O Grupamento atua em parceria com a Superintendência de Comunicações Críticas da Secretaria de Estado de Segurança nas antenas do Mendanha e Corcovado, nas quatro Gerências de Monitoramento e Fiscalização Ambiental, nos Bosques da Barra e da Freguesia, nos Parques Sérgio Bernardes (Dois Irmãos), Chico Mendes, Marapendi, Mendanha, da Cidade, da Catacumba, da Chacrinha, do Grajaú, na Área de Proteção Ambiental da Prainha e no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (Pista Cláudio Coutinho). 
 
Patrulha Ambiental - Em parceria com a Secretaria Municipal Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), duas equipes constituídas por guardas municipais do GDA e fiscais da secretaria atuam diariamente como Patrulha Ambiental atendendo denúncias contra crimes ambientais, como aterro e construções irregulares, despejo de poluentes, poluição hídrica, desmatamentos e apreensão e resgate de de animais silvestres. Atualmente, a Patrulha Ambiental é responsável pela maioria dos resgates de animais em situação de risco na cidade. Durante o dia, uma patrulha cobre as áreas do Centro, Zona Sul e Leopoldina enquanto a outra cobre toda a área da Zona Oeste da cidade.


Denúncias e solicitação da população direcionadas à Patrulha Ambiental devem ser realizadas por meio da Central 1746, da Prefeitura do Rio, que funciona 24h. 


  Grupamento de Defesa Ambiental
Rua Almirante Alexandrino, 6.086, Santa Teresa
 




Serviços Serviços