GRE - Grupamento de Ronda Escolar

16/06/2010 10:39:00


 

 

O Grupamento de Ronda Escolar (GRE) foi criado no dia 11 de novembro de 1998, com 34 guardas e seis veículos para dar proteção às escolas da rede municipal de ensino. Na ocasião, o GRE começou a atuar em 125 unidades escolares, com a missão sócio-educativa de realizar palestras preventivas sobre sexualidade, drogas e importância da família. Atualmente, o grupamento dá suporte a todas as Escolas da Rede Municipal, que é considerada a maior da América Latina.

 

Atuação - Para agilizar as tarefas e atender as inúmeras solicitações, a Ronda Escolar foi dividida em duas equipes: Apoio e Patrulheiros. Anualmente, com esses subgrupos, a Ronda faz milhares de visitas e outras ações nas escolas.

 


Base - Em 2019, a Prefeitura do Rio inaugurou a sede da Ronda Escolar no bairro de Anchieta, na Zona Norte. Foi a primeira vez que o grupamento passou a contar com espaço exclusivo para as atividades administrativas, que dão suporte ao trabalho operacional desenvolvido diariamente pelas equipes de patrulheiros e de ações socioeducativas. A construção, que tem um pavimento, três salas, refeitório e banheiro, fica ao lado da Escola Municipal Abraão Lincoln, próximo ao ambiente escolar, que é alvo das ações diárias do grupamento.

 

Estrutura - O Grupamento tem ainda outras sete bases operacionais: na sede da GM-Rio, em São Cristóvão (Av. Pedro II, 111); no Ciep Almir Bonfim, em Vila Valqueire (Rua Porto Santana, s/nº); no Ciep Nelson Mandela, em Campo Grande (Praça Daniel Lanes, s/nº); no Ciep Barão de Itararé, em Santa Cruz (Estrada Vitor Dumas, s/nº); no Ciep Professora Célia Martins Menna Barreto, em Bangu (Rua Magnólia s/nº); na Escola Municipal Grécia, na Vila da Penha (Av Brás de Pinna, 1614) e na base da GM-Rio na Rua Bambina, 37, em Botafogo. A estrutura da Ronda conta ainda com viaturas e rádios de comunicação.

 

Equipe de Apoio – É responsável pela administração da Ronda e atua em diversas frentes de supervisão e orientação dos guardas. A equipe promove reuniões junto às Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), fazendo levantamentos e relatórios sobre o atendimento prestado nas escolas.


Equipe Patrulheira - Realiza rondas motorizadas em horários alternados, com dois guardas que visitam até 30 escolas por dia. Eles percorrem as áreas interna e externa da unidade escolar, verificando se há situações de anormalidade.

 

Equipes de atividades lúdicas e de palestras - Além dessas duas equipes, a Ronda atua também com os grupos de Palestras Educacionais Preventivas, a Equipe de Atividades Lúdicas e a Equipe de Palestras, criadas com o objetivo de integrar a Guarda Municipal e a comunidade. Essas equipes realizam suas atividades de acordo com as solicitações feitas através de ofício à inspetora geral da GM-Rio.

 

EQUIPE DE PALESTRAS

- Prevenção às Drogas;

- Prevenção à Dengue;

- Orientação para o trânsito;

- Prevenção à DST/AIDS;

- Cidadania;

- Integração Família-Escola;

- Primeiros-socorros;

- E.C.A. (Estatuto da Criança e do Adolescente);

- Meio Ambiente;

- Bullying;

 

EQUIPE DE ATIVIDADE LÚDICA

- Convivência Sem Violência (teatro de fantoches);

- Prevenção à Dengue (teatro de fantoches);

- Orientação para o Trânsito (simulações);

- Macroginástica;

- Gincana Recreativa;

- Auto de Natal;

- Drogadição;

 

 

 


Grupamento de Ronda Escolar
Rua Bambina, nº 37, Botafogo.




Serviços Serviços