Grupamento Especial de Trânsito (GET) OESTE

07/04/2011 10:17:00

O efetivo do Grupamento Especial de Trânsito Oeste (GET Oeste) atua distribuído entre três Subinspetorias Regionais de Trânsito: 7ª SRT (Barra da Tijuca), 8ª SRT (Sulacap) e 9ª SRT (Campo Grande). As ações desenvolvidas por essas unidades contam com o apoio operacional de viaturas, rádios para a comunicação e palmtops para realizar ações rotineiras de patrulhamento e também para verificar denúncias de estacionamento irregular feitas pela população à Ouvidoria da GM-Rio e ao Disque-Rio (1746).

Atuação – O grupamento é responsável pelas ações de ordenamento e fiscalização de trânsito na maior região da cidade do Rio de Janeiro, que ocupa aproximadamente 73% do território do município. Além da grande extensão territorial, a Zona Oeste também recebe grande variedade de eventos culturais, esportivos, religiosos e de negócios, realizados em hotéis, casas de show, nos equipamentos da Prefeitura, como a Cidade da Música e o Parque Olímpico, e no Riocentro, o segundo maior Centro de Convenções da América Latina.  Os atrativos geram demandas para as equipes de trânsito realizar ações preventivas e operações especiais para coibir irregularidades de trânsito e reduzir impactos na fluidez no entorno dos locais de eventos. As ações visam também permitir que a rotina de eventos não gere transtornos para os moradores da região.

O GET-Oeste também é responsável pelo fechamento e monitoramento da Área de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCC) da Barra da Tijuca, realizando trabalho em conjunto com outros órgãos municipais e estaduais, como a CET-Rio e a Polícia Militar, para oferecer um local seguro, sem circulação de automóveis, para a prática de ciclismo de alto rendimento. Os guardas ainda operam a reversível da Avenida Lúcio Costa, na Reserva; e realizam ações de patrulhamento e de fiscalização no entorno dos corredores BRT que cortam a região, além de verificarem denúncias de estacionamento irregular feitas pela população na Central de Atendimento 1746.  O reforço na fiscalização também acontece no Terminal Rodoviário da Alvorada, que dá acesso a Praia da Barra da Tijuca, e no dia a dia recebe milhares de pessoas que trabalham ou vivem na região e fazem uso do transporte público.

Outras características  importantes na Zona Oeste são as praias e os parques naturais, que atraem muitos visitantes, principalmente, nas estações mais quentes, como o verão e a primavera. Algumas dessas praias estão inseridas em áreas de proteção ambiental, como a Prainha, que tem inclusive a certificação internacional Bandeira Azul. Por conta dessas características, a região recebe atenção especial do GET-Oeste na Operação Verão, com reforço na fiscalização do trânsito e também no controle de acesso de veículos nas Praias de Grumari e Prainha. O local tem limite de 800 vagas de estacionamento (600 em Grumari e 200 na Prainha) e os acessos às praias costumam ser controlados nos cruzamentos da Avenida Estado da Guanabara com Estrada do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, e também no cruzamento da Estrada de Grumari com Estrada Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba.

Grupamento Especial de Trânsito Oeste
Estrada do Gerenguê, 1630 – Curicica - Jacarepaguá