GAT – Grupamento de Apoio ao Turista

27/09/2018 11:12:00


 

O Grupamento de Apoio ao Turista (GAT) foi criado no dia 31 de maio de 1994 para oferecer um serviço de qualidade aos turistas, aliando segurança, orientação e bom atendimento a visitantes estrangeiros ou nacionais. O GAT atua diariamente no patrulhamento dos principais pontos turísticos da cidade (Corcovado e Pão de Açúcar) e também realiza o ordenamento urbano dos principais pontos de chegada e partida da cidade (Rodoviária Novo Rio e aeroportos do Galeão e Santos Dumont). Para receber os turistas que chegam à cidade em transatlânticos, o GAT mantém ainda guardas nos dias e horários de embarque e desembarque de navios, prestando atendimento aos visitantes nacionais e estrangeiros.
 
 
Atuação - O efetivo do GAT conta com guardas fluentes ou com noções de um ou mais idiomas, como inglês, espanhol, francês, alemão, japonês, russo e mandarim. Para facilitar o contato e a identificação pelos turistas estrangeiros, os guardas municipais utilizam um braçal com a frase "May I Help You?", que significa "Posso ajudar?".
 
 
 
Formação - A Guarda Municipal realizou amplo processo de aperfeiçoamento do serviço prestado pelos guardas do GAT, com a realização de cursos periódicos de reciclagem e de inglês instrumental, visando os grandes eventos na cidade, como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas 2016.  A capacitação deixou um legado de bom atendimento ao turista na cidade, que tem a seu dispor GMs capacitados operacionalmente e conhecedores dos aspectos históricos e culturais do Rio.
 
 
 
Eventos - O Grupamento de Apoio ao Turista participa ainda da segurança de eventos internacionais ou de grande público, como o Réveillon, o Carnaval na Marquês de Sapucaí, o Rock in Rio, entre outros, com guardas bilíngues atuando na orientação ao turista estrangeiro.
 
 

 
Grupamento de Apoio ao Turista
Av. Pedro II, nº 111, São Cristóvão. 




Serviços Serviços