GEP – Grupamento Especial de Praia e Marítimo

01/06/2010 14:39:00


 

 

 

O Grupamento Especial de Praia e Marítimo (GPM) foi criado em 2000 com a missão de patrulhar as praias da Zona Sul, desenvolvendo ações de assistência a banhistas e frequentadores em geral. Em 2011, as ações foram estendidas de forma permanente também para a orla da Zona Oeste. 

 

  

Atuação - No dia-a-dia, as equipes lidam com grande diversidade de ocorrências, como crianças perdidas, afogamentos, animais silvestres feridos, furtos e roubos. A fiscalização do Código de Posturas Municipal também faz parte da rotina do Grupamento Especial de Praia e Marítimo, que atua com o foco na orientação de banhistas sobre a proibição da presença de cães na areia, acampamentos, churrasqueira, botijão de gás, fogareiro, tochas, garrafas de vidro, venda de alimentos perecíveis, como camarão frito e queijo coalho, entre outros. As práticas esportivas, como altinho e frescobol, também são proibidas no espelho d`água das 8h às 17h.

 

Capacitação -  O GPM se especializou a aprimorou suas técnicas adequando-se totalmente às particularidades do patrulhamento na areia. Os guardas municipais passam por treinamento constante, principalmente no período de baixa temporada. Os cursos são promovidos pela própria GM-Rio ou realizados em parceira com outros órgãos e instituições, e visam atualizar conhecimentos e preparar as equipes para enfrentar qualquer tipo de imprevisto nas praias, como lidar com animais aquáticos feridos ou debilitados e também para auxiliar no salvamento de vítimas de afogamento em apoio ao Corpo de Bombeiros.

 

Estrutura- Para agilizar as operações na areia, o GPM conta com duas bases operacionais, localizadas nos bairros de Botafogo, na Zona Sul, e no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. Além das tendas operacionais fixas na faixa de areia, os guardas contam com suporte de viaturas, que circulam na orla para supervisão, deslocamento de GMs e condução de ocorrências. As equipes também dispõem de rádios de comunicação e têm acesso às imagens do Núcleo de Videopatrulhamento, que funciona no Centro de Operações Rio (COR) e utiliza 80 câmeras da Prefeitura redirecionadas para reproduzir imagens do calçadão e da faixa de areia, especificamente para a segurança na Zona Sul.

 

Operação Verão - Anualmente, com a aproximação do Verão e o aumento no número de frequentadores nas praias da cidade, a Guarda Municipal realiza a Operação Verão com reforço do efetivo que patrulha a faixa de areia e também o calçadão e vias de acesso, contemplando também as ações de ordenamento de trânsito. A operação ainda é realizada de forma integrada com as forças policiais visando promover a segurança dos cidadãos cariocas e de turistas nacionais e estrangeiros.

 

Grupamento Especial de Praia e Marítimo

Zona Sul: Rua Bambina, 37, Botafogo
Zona Oeste: Rua Carlos Oswald, s/nº – Barra da Tijuca




Serviços Serviços