Grupamento Tático Móvel

29/09/2015 12:05:00


 
O Grupamento Tático Móvel (GTM) foi recriado em 2015 para reforçar as ações de patrulhamento motorizado realizadas pela Guarda Municipal na cidade. Contando com efetivo de mais de 300 guardas, que utilizam boina e colete azuis, o grupamento também atua em situações urgentes e de rápida resposta. Com a implantação do GTM, a Guarda Municipal passou a contar com duas forças para pronto-emprego em operações especiais e apoio a todas as demais unidades operacionais.

Atuação e estrutura – Tendo como principais estratégias de atuação a rapidez e a mobilidade no patrulhamento, os guardas do GTM atuam diariamente em diversas regiões da cidade, simultaneamente, no combate a desordens urbanas e no ordenamento de trânsito. Da base de apoio, localizada em São Cristóvão, as equipes motorizadas realizam rondas com o foco no patrulhamento preventivo e também reforçam operações fixas e especiais nos bairros da cidade.

Entre os postos de atuação da Guarda Municipal, que contam com o patrulhamento estratégico do GTM, estão a Central do Brasil, e o bairro de Copacabana, como parte das ações do programa Rio + Seguro. As equipes também reforçam o patrulhamento em polos culturais e gastronômicos e espaço de lazer da cidade, como a Praça São Salvador, Baixo Gávea, Lapa, Centro de Tradições Nordestinas, Praça XV e Quinta da Boa Vista, além de atuarem nos dias de jogos e eventos nos estádios da cidade, como o Maracanã e o Nilton Santos. Nesses locais, as equipes do GTM atuam em barreiras para prevenir irregularidades e desordens e também para promover a segurança e o bem-estar dos cidadãos.

Os guardas participam de missões especiais da GM-Rio e integradas a diversos órgãos da Prefeitura, como no apoio a desapropriações de prédios públicos, acolhimento de pessoas em situação de rua, fiscalizações realizadas pela Vigilância Sanitária e Coordenadoria de Controle Urbano, entre outros. As ações têm como foco a segurança das equipes de trabalho e também dos cidadãos.

Formação - Para fazer parte do GTM, os guardas municipais passam por curso de formação com duração de 138 horas/aulas, de caráter eliminatório, com disciplinas como legislação de trânsito, atuação em grandes eventos, defesa pessoal e uso diferenciado da força, entre outros. Durante o curso, os guardas também participam de estágios supervisionais em regiões de grande movimento da cidade.

Mesmo depois de formados, os guardas do grupamento continuam passando por treinamentos periódicos, com o objetivo de melhorar as práticas operacionais. O GTM sempre mantém, pelo menos, ¼ do efetivo realizando treinamentos diversos. Eles passam por técnicas de ações de controle de distúrbios (ACD), uso de instrumentos de menor potencial ofensivo (IMPOS) e equipamentos de proteção individual (EPI) e também noções de primeiros socorros. As instruções são ministradas por guardas habilitados do próprio grupamento, que são multiplicadores, e visam o aperfeiçoamento operacional. Além disso, a prática de atividades físicas também é constante, sendo feita diariamente com foco no condicionamento físico.
 
 
GTM-Grupamento Tático Móvel
Av. Pedro II, nº 111, São Cristóvão
 



Serviços Serviços