Centro de Controle Operacional (CCO)

01/01/2014 09:14:00


Além de controlar as ações dos guardas no dia a dia, o Centro de Controle Operacional (CCO) atua 24h para dar suporte técnico, administrativo e operacional aos profissionais nas ruas, funcionando como intermediário na busca de soluções para situações de emergência. Entre os casos mais comuns, há os de crianças perdidas, combate a incêndios, partos, socorro a vítimas de acidentes automobilísticos, pequenos delitos e até veículos que estejam estacionados irregularmente obstruindo a passagem.
 

Em 2013, a estrutura operacional do CCO passou a funcionar no Centro de Operações (COR) da Prefeitura do Rio. A mudança estratégica permitiu a todo o efetivo do CCO acessar todos os recursos disponíveis no COR e também agilizar a cooperação e o trabalho conjunto com concessionárias e demais órgãos públicos.
 

Do Centro de Operações, os guardas municipais têm acesso à imagens captadas por 560 câmeras instaladas por toda a cidade em tempo real. Os GMs também utilizam rádios de comunicação (tipo HT), smartphones e outros recursos tecnológicos que contribuem para facilitar a comunicação com o agente que está na rua ou acionando outros órgãos quando necessário, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. O CCO também monitora as operações realizadas por todas as unidades operacionais da GM-Rio.
 

Núcleo de Videopatrulhamento - Implantado em 2017, o Núcleo de Videopatrulhamento desempenha papel importante no Plano de Prevenção contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias. Com acesso a 80 câmeras da orla, redirecionadas para reproduzir imagens dos calçadões e das faixas de areia, os profissionais colaboram para o trabalho realizado pelas equipes de guardas municipais em campo, comunicando-se por rádio na mesma frequência usada pelas Polícias Militar. As imagens com flagrantes de crimes também são cedidas à Polícia Civil, para auxiliar no registro de ocorrências nas delegacias.
 

 


 


 




Serviços Serviços