Centro Culturais
 
 

Os centros culturais da Prefeitura do Rio são espaços que se propõem produzir e difundir as diferentes formas de expressão artística, como as artes visuais, as artes cênicas, a música, a dança e o cinema. Esses equipamentos realizam e acolhem projetos de artistas reconhecidos e de novos artistas, promovendo uma interação maior entre a produção cultural da cidade do Rio de Janeiro e os cariocas.

Os centros culturais municipais também promovem palestras e oficinas, que atendem a crianças, jovens e adultos e misturam atividades de iniciação e qualificação. Contribuem ainda para fomentar o turismo cultural, apresentando ao visitante do Rio um retrato das expressões artísticas locais e a possibilidade de contato direto com artistas e manifestações da cultura carioca. Além disso, como estão estabelecidos em edificações de valor histórico e arquitetônico, asseguram a preservação da memória e a sustentabilidade do patrimônio da cidade.

Casas Casadas

As Casas Casadas da Cidade do Rio de Janeiro, patrimônio tombado em 1979, são um dos conjuntos arquitetônicos do século XIX mais representativos e originais da cidade e abrigam, desde 2004, a Riofilme. O equipamento reúne em seu acervo filmes brasileiros de vários gêneros que receberam apoio da Riofilme e foram digitalizados, e oferece o Espaço Rio Carioca, um complexo com café, bar, livraria, loja de CDs e um pequeno palco para apresentações e lançamentos de DVDs e livros
Rua das Laranjeiras, 307 / Rua Leite Leal, 11, Laranjeiras.
Tel.: 2225-7082

Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

Centro de pensamento e pesquisa do movimento corporal em todas as suas vertentes. Contempla registro em vídeo, espetáculos, residências nacionais e internacionais.
Aberto de segunda-feira a domingo, das 8h às 21h.
Capacidade: 150 lugares
Endereço: Rua José Higino, 115 (anexo supermercado Extra) - Tijuca
Cep:20520-200
Telefones para contato: 3238-0357 / 2268-7139 / 3238-0601
E-mail: ccoreografico@gmail.com.br

Site: http://centrocoreografico.wordpress.com/

Facebook: https://www.facebook.com/centrocoreografico


Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian

O Centro Calouste Gulbenkian foi criado em 11 de março de 1971, na Praça Onze, e recebe o nome de Calouste Gulbenkian em homenagem à instituição cultural portuguesa sediada em Lisboa - Fundação Calouste Gulbenkian. O Centro de Artes Calouste Gulbenkian foi construído em um prédio com uma área interna de 8.800 m ² e área externa de 1.733 m ², com 32 salas, com recursos doados por essa Fundação ao governo brasileiro.

A origem do Centro Calouste está ligada à necessidade de formar professores de Artesanato para atender às Escolas da Rede Oficial do antigo Estado da Guanabara. Em 1975, com a fusão entre os dois Estados - Guanabara e Rio de Janeiro - o Centro Calouste passou a integrar a Secretaria Municipal de Cultura.

A nova estrutura devolveu ao Centro de Artes Calouste Gulbenkian sua importância enquanto Pólo de Serviço Municipal para atender aos interesses da população, nas áreas cultural, artística e social, e o transformou num equipamento uno, onde arte, cidadania e educação se congregam.
Endereço: Rua Benedito Hipólito, 125 - Praça XI
Telefones para contato: 2224-8300
Site:
http://www0.rio.rj.gov.br/calouste/

Centro Cultural Municipal José Bonifácio

Um centro de estudos da cultura afrobrasileira, questões ligadas à negritude como a inclusão, desigualdade racial e econômica. Destaque para a contribuição negra para a cultura brasileira.
Aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h e sábados, das 10h às 17h
Conta com palco – teatro. Capacidade: de 80 a 100 lugares (cadeiras).
Endereço: Rua Pedro Ernesto, 80 - Gamboa
Telefones para contato: 2233-7754
E-mail: ccjbonifacio@pcrj.rj.gov.br
 
 

Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobos


Realiza exposições e projeções fotográficas, e oferece oficinas de dança, música, artesanato, apresentações teatrais, atividades infantis, recitais de piano e eventos diversos ao ar livre.
Conta com cineclube para adultos e crianças. Aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 20h.
Palco pequeno – teatro. Capacidade: 40 lugares, mas cabem até 80 cadeiras.
Endereço: Rua Monte Alegre, 306 - Santa Teresa.
Telefones para contato: 2215-0618 / 2224-3331
E-mail: cclobo@pcrj.rj.gov.br

Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho – Centro Carioca de Referência do Humor Gráfico (Castelinho do Flamengo)

O Centro oferece oficinas de criação, exposições e criação de reserva técnica para abrigar desenhos, coleções, ilustrações e documentos, além de promover debates culturais. Conta com espaço para leituras dramatizadas e pequenas apresentações literomusicais. Aberto de terça-feira a sábado, das 10h às 20h e, domingos, das 10h às 18h.
Auditório (sem palco) com capacidade de 60 lugares (cadeiras).
Endereço: Praia do Flamengo, 158 - Flamengo.
Telefones para contato: 2205-0655 / 2205-0276
E-mail: castelinho@pcrj.rj.gov.br


Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas

O Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas funciona em uma casa restaurada pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Já em sua época, a casa, que pertenceu à mecenas Laurinda Santos Lobo, sediava saraus que atraíam os mais importantes artistas do país e personalidades internacionais. O imóvel adquirido pela Secretaria Municipal de Cultura ganhou intervenções modernistas. O Parque das Ruínas tem uma intensa frequência de público e atrai turistas de todo o mundo.
O equipamento oferece um auditório inclinado de 80 lugares, galeria para exposições, palco externo com dois camarins, extensa área de jardins, terraços panorâmicos e um mirante de 360 graus para a Baía da Guanabara e o Pão de Açúcar.
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa.
Telefones para contato: 2215-0621 / 2224-3922.
E-mail: parquedasruinas@gmail.com | 
parquedasruinas.culturario@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/parquedasruinas
Aberto de terça-feira a domingo, de 8h às 18h.

Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá

Desenvolve atividades de lazer e de formação cultural diversificadas, com programação versátil para o público em geral. Exposições, música, entretenimento familiar. O espaço conta com um salão multiuso, oferece oficinas de artesanato, dança, teatro, música, atividades como roda de poesia e bailes para todas as idades e eventos associados ao folclore. Aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e, sábados e feriados, das 11h às 16h.
Conta com palco. Capacidade: 200 lugares
Endereço: Rua Barão, 1.180, Praça Seca – Jacarepaguá.
Telefones para contato: 3833-4769
E-mail: centrodyla@pcrj.rj.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/CentroCulturalProfaDylaSylviaDeSa

Centro Municipal de Referência da Música Carioca Arthur da Távola

Pesquisa e reflexão das manifestações musicais cariocas e experimentação, com apresentações. Registro, catalogação e difusão de acervos da música carioca em suas diversas vertentes e gêneros. É a casa da documentação e do Selo de Música do Rio.
Conta com auditório com palco. Capacidade: 156 lugares (fixos) podendo-se adicionarem cadeiras, chegando-se a 200 lugares. Aberto de terça a sábado das 10h às 18h.
Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824 -Tijuca.
Telefones para contato: 3238-3831 / 3743 / 3880
E-mail:cmrmcrj@gmail.com
Twitter: https://twitter.com/CMRMCARIOCA


Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica

Instalado no corredor cultural da Praça Tiradentes, centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (CMAHO) é uma referência na difusão da arte contemporânea brasileira. Tem como propósito incentivar a reflexão sobre as artes visuais, estimulando o intercâmbio entre a novíssima produção artística carioca e brasileira e artistas já consagrados. Busca, também, estabelecer um diálogo entre as diversas linguagens artísticas, através de programas interdisciplinares, como exposições, seminários, debates, encontros, cursos e oficinas.
Capacidade: 150 lugares (mas apenas 70 cadeiras).
Endereço: Rua Luís de Camões, 68 – Centro.
Cep:200600-40
Telefones para contato:2242-1012 / 2232-4213
E-mail:caho@rio.rj.gov.br

 

Imperator - Centro Cultural João Nogueira

 
Após 17 anos fechado, o Imperator, que já foi o maior cinema da América Latina e uma das mais famosas casas de show do Brasil, voltou, em junho de 2012, a fazer parte da vida do carioca, agora como Imperator - Centro Cultural João Nogueira. Um espaço completamente dedicado à arte em suas diversas vertentes. Com uma área superior a 7.000 m², divididos em três modernos pavimentos e um terraço, o novo Imperator possui: um teatro com a mais moderna tecnologia de arquibancadas retráteis do país, com capacidade para 642 pessoas sentadas mais 11 cadeirantes, ou 1060 pessoas em pé; uma cafeteria/bar; três salas de cinema, sendo uma com tecnologia 3D, administradas pelo grupo Kinoplex; uma bomboniére; uma sala de exposições e um terraço verde de 1.200 metros quadrados. 
Endereço: Rua Dias da Cruz, 170 – Méier - Cep: 20720-012
Telefones para contato: 2596-1090 / 2597-3897
Site:
http://www.imperator.art.br/ 


Serviços Serviços