Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
GGM realiza escolta de ambulância que transportava um coração em Jacarepaguá

18/06/2019 15:47:00


Uma equipe do Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM) atuou, na segunda-feira, dia 17, na escolta de uma ambulância que estava transportando um coração do Hospital de Clínicas, no bairro da Taquara, até o Aeroporto Roberto Marinho (de Jacarepaguá), na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade.

 

A ação foi realizada após pedido de apoio do Programa Estadual de Transplantes (PET) e foi prontamente autorizada pelo comando da Guarda Municipal. O local não oferecia condições para um pouso de helicóptero, por isso o GGM foi acionado para realizar a escolta. Uma equipe de dez guardas foi designada para a missão e, com isso, a ambulância pode realizar o percurso de aproximadamente 10 Km em apenas seis minutos. O tempo previso para viagem era de 20 minutos.

 

A equipe passou por vias importantes de Jacarepaguá, como as Estradas dos Bandeirantes e Coronel Pedro Correia e as Avenidas Embaixador Abelardo Bueno e Ayrton Senna, que possuem fluxo intenso de veículos no período da manhã. A rapidez no transporte do órgão é fundamental para que a cirurgia possa ser realizada. No caso do coração, o tempo ideal entre a retirada do órgão doado e a chegada ao hospital onde ocorrerá o transplante não pode ultrapassar quatro horas.


Esta é a terceira vez que o GGM participa de uma ação deste tipo. A primeira foi em outubro de 2018 quando escoltaram ambulância que levava um fígado do Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, até o aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, e a segunda em março deste ano do Hospital Estadual Alberto Torres, no município de São Gonçalo, Região Metropolitana do Estado do Rio, até o Hospital Estadual da Criança, localizado no bairro de Vila Valqueire, Zona Oeste da cidade.