Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
GM-Rio autua mais de 500 veículos como forma de coibir lava a jatos clandestinos na Zona Norte

Medida começou no dia 14 de julho na Avenida Radial Oeste e Rua Visconde de Niterói


05/09/2017 10:41:00


Como forma de coibir a atuação de lava a jatos clandestinos ao longo da Rua Visconde de Niterói e da Avenida Radial Oeste, na Zona Norte, a Guarda Municipal do Rio já autuou mais de 500 motoristas por estacionamento irregular nessas vias. Ao todo, foram aplicadas 566 multas no período de 14 de julho até esta segunda-feira, dia 4. A medida faz parte das ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) para impedir a atividade comercial irregular que, além de atrapalhar o trânsito, se mantém com a prática de crimes como o furto de água e de energia elétrica.

 

Os veículos são autuados por estacionar sobre a calçada ou faixa de pedestre, infração considerada grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na carteira.

 

Câmeras - Reforçando a fiscalização rotineira das equipes de rua, o Núcleo de Videopatrulhamento da GM, que funciona no Centro de Operações Rio (COR), segue monitorando as vias por meio de câmeras da Prefeitura. O recurso tecnológico permite o acionamento de guardas mais próximos para autuar veículos parados no local.

 

Megaoperações - Além da aplicação das multas, a Seop coordenou este ano, por meio da Macrofunção de Ordenamento e Gestão Sustentável dos Espaços Públicos (Mosep), duas grandes operações conjuntas para a retirada de lava a jatos na região, com a participação de órgãos municipais e estaduais, entre eles Cedae, Light e Polícia Militar. Realizadas nos dias 10 e 20 de julho, elas resultaram em 23 estabelecimentos desmontados e no corte de 28 ligações clandestinas de água e 10 de energia elétrica. Foram recolhidas ainda mais de três toneladas de materiais usados pelos lavadores, como madeira, lonas, panos, mangueiras, baldes, lixeiras e tonéis usados para armazenar água.


Imagens relacionadas: