Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal capacita 13 agentes do Degase

24/03/2017 12:49:00


Estágio tático operacional conta com treinamentos de resgate e socorro, técnicas de defesa pessoal e uso de equipamento de menor potencial ofensivo



 A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) está promovendo a capacitação de 13 agentes de diversas unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), do governo do estado. Eles participam de estágio tático operacional ministrado por instrutores do Grupamento de Operações Especiais (GOE) da GM-Rio, com treinamentos teóricos e práticos de técnicas de defesa pessoal, resgate e socorro e uso de equipamentos de menor potencial ofensivo.


O objetivo é complementar a formação dos agentes, aprimorando os conhecimentos operacionais com foco na rotina diária de ações e de casos emergenciais dentro das unidades de internação masculina e feminina (fechada e semi-liberdade), que atendem adolescentes e jovens com idades entre 12 e 21 anos.


- Temos capacitações e treinamentos com foco em gerenciamento de crises e mediação de conflitos, feitos com o Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar. Estávamos procurando uma instituição para complementar nossa capacitação, com foco na parte operacional, e recebemos excelentes referências da Guarda Municipal. Fomos muito bem recebidos e estamos aproveitando muito a capacitação, que foi adaptada para atender à realidade do Degase – destaca Jaime Silva, coordenador de cursos do Centro de Socioeducação Dom Bosco (antigo Instituto Padre Severino).


Em fevereiro, o GOE ministrou curso de capacitação técnico-operacional em ações de controle de distúrbios para 20 integrantes da Guarda Municipal de Guapimirim, que passaram a compor o recém-criado grupamento local de ações especiais. A equipe de instruções do GOE também já ministrou cursos para integrantes do Corpo de Segurança do Consulado Britânico, da Polícia Civil, do Batalhão de Ações com Cães da PM, do Grupamento de Ações Pré-hospitalares da PM, do Grupamento de Mergulhadores de Combate, da Base Naval do Rio de Janeiro, além de Guardas Municipais de todo o estado.


- Receber outras instituições para treinamentos e capacitações é muito satisfatório para nós. Temos a oportunidade de ministrar nosso conhecimento e também aumentar interação com novos órgãos, o que para nós é muito importante, porque conhecer a realidade deles contribui para o nosso treinamento. Além disso, para nós do GOE é muito importante perceber hoje estamos nos tornando referência de treinamento especializado para outras instituições. O Degase, por exemplo, chegou aqui pra treinar com a gente através de referências do COE – destaca o comandante do GOE, subinspetor Alex Abrantes.