Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
GM-Rio treina guardas de Guapimirim para ações de controle de distúrbios

20/02/2017 19:39:00


Conduzida pelo Grupamento de Operações Especiais, capacitação termina nesta terça, 21



A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) conclui nesta terça-feira, dia 21, o curso de capacitação técnico-operacional em ações de controle de distúrbios promovido para 20 integrantes da Guarda Municipal de Guapimirim. Iniciada em 15 de fevereiro na sede da GM, a qualificação diferenciada é ministrada por instrutores do Grupamento de Operações Especiais (GOE) para agentes que vão compor o recém-criado Grupamento de Ações Especiais de mais uma Guarda da Região Metropolitana.

 

Durante a semana, os agentes de Guapimirim receberam instruções de defesa pessoal com técnicas mistas de combate corporal, noções de resgate e socorro, utilização de instrumentos de menor potencial ofensivo e técnicas de controle de distúrbios. O treinamento foi adaptado para atender às características e necessidades da cidade.

 

A qualificação dos 20 agentes para o novo grupo especial foi desdobramento da capacitação profissional de 65 guardas municipais realizada de 23 de janeiro a 14 de fevereiro na sede da GM de Guapimirim. O número corresponde a 85% do efetivo total da corporação, que pela primeira vez passou por esse tipo de treinamento. A escolha da GM-Rio considerou a qualidade do corpo técnico dos instrutores, formado por guardas especializados em diversas áreas e expertise operacional em ações como as de ordenamento urbano, controle de distúrbios, trânsito e defesa pessoal.