Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Prefeitura resgata quatro tartarugas marinhas em três dias na Zona Oeste

13/06/2016 17:27:00


A Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) resgataram quatro tartarugas marinhas em três dias na Zona Oeste da cidade. As ações foram realizadas no sábado (11) e nesta segunda-feira, dia 13, por guardas da Patrulha Ambiental – parceria da GM-Rio e da SMAC - e do 2º Grupamento Especial de Praia (2º GEP).

 

Três das tartarugas foram resgatados no sábado. Elas foram encontradas nos postos cinco e seis da Praia da Barra da Tijuca, pela manhã; e na Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes. Os três resgates foram realizados após chamado da Central 1746.

 

Um dos animais, resgatado no Recreio, foi encontrado próximo a um quiosque da região. De acordo com os agentes que participaram da ação,as três tartarugas estavam bastante debilitadas. Após a captura elas foram levadas para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS), da Universidade Estácio de Sá, para avaliação e cuidados veterinários.

 

O CRAS também foi o destino da tartaruga encontrada nessa segunda, na altura do posto seis, na Barra. O animal foi encontrado pelos guardas do 2º GEP, que atuam no ordenamento das praias da Zona Oeste, próximo ao espelho d´água. Ela estava com ferimento e bastante debilitada.

 


Em Campo Grande, agentes resgatam garça ferida por linha de pipa – Também nesta segunda-feira, dia 13, os guardas da Patrulha Ambiental realizaram o resgate de uma garça com ferimento por linha de pipa com cerol. O resgate aconteceu em uma residência localizada na rua Peter Pan, em Campo Grande. Após o resgate a ave foi conduzida para o CRAS e verificou-se que o corte, na asa esquerda, afetou o tendão do animal, o que a impossibilitará de voar novamente.

 

A Guarda Municipal orienta a população sobre o resgate de animais silvestres: ao flagrá-los em área urbana ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat, deve-se acionar a equipe da Patrulha Ambiental para um resgate seguro. O manuseio não é aconselhável. Os agentes podem ser acionados por meio do telefone 1746, da Prefeitura do Rio, que funciona 24h.
 


Imagens relacionadas: