Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Patrulha Ambiental resgata animais silvestres na Zona Oeste

06/10/2015 17:07:00


Guardas da Patrulha Ambiental – parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com a Guarda Municipal – resgataram, na segunda-feira, dia 5, uma capivara que caiu acidentalmente no buraco de um canteiro de obra, na rua Wilfred Penha Borges, no Recreio dos Bandeirantes. O resgate foi realizado em conjunto com o Corpo de Bombeiros.

 

O buraco onde a capivara foi encontrada tinha aproximadamente 1m80cm de profundidade e foi necessário utilizar equipamentos, como cambão e enforcador, para removê-la com segurança do local. Devido a queda, o animal estava com alguns ferimentos, principalmente na região do focinho, e foi conduzido para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) da Universidade Estácio de Sá, para receber atendimento veterinário.

 

No mesmo dia, os agentes também realizaram o resgate de um ouriço-cacheiro em uma residência na Estrada do Mucuiba, em Vargem Grande. O proprietário escutou o barulho da queda do ouriço em sua residência e acionou a Patrulha, por meio da Central 1746, para evitar acidentes durante o resgate. Apesar de não estar com ferimentos, o animal apresentava sinais de cansaço e lentidão e por isso também foi levado para o CRAS.

 

Grande parte dos resgates realizados pela Patrulha Ambiental provém de chamados dos cidadãos. Na semana passada, no dia 1º, os guardas da Patrulha resgataram um filhotes de bem-te-vi e uma gambá com seis filhotes, também na Zona Oeste, após solicitação da população.

 

A gambá e os filhotes foram resgatados no Recreio. Os moradores da residência acionaram a Patrulha após encontrarem os animais dentro de um bloco de construção. De acordo com os GMs, a mãe devia estar buscando um local para se abrigar com os filhotes. Após o resgate, os animais foram soltos em local seguro, em seu habitat. Já filhote de bem-te-vi foi resgatado em uma residência da Freguesia. A moradora o encontrou na rua e o levou para sua casa, de onde acionou a Patrulha. O passarinho foi conduzido para o CRAS, de onde será solto após completar o desenvolvimento.

 

O resgate de animais silvestres em áreas urbanos deve ser feito por profissionais habilitados. Ao flagrá-los em área urbana ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat, deve-se acionar a equipe da Patrulha Ambiental para um resgate seguro. O manuseio não é aconselhável e muito menos tentar afugentá-los, pois pode agravar qualquer lesão que os animais apresentarem. A Patrulha pode ser acionada por meio do telefone 1746, da Prefeitura do Rio, que funciona 24h.
 


Imagens relacionadas: