Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guardas municipais recebem treinamento para fazer registro de ocorrências online

17/09/2021 09:51:00


A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) vai poder fazer o registro de ocorrências de crimes de menor potencial ofensivo online. Um convênio que está sendo firmado entre a GM-Rio e a Polícia Civil vai permitir que os guardas municipais acessem o Sistema de Ocorrências Virtual (SOVI) para dar início aos procedimentos administrativos de confecção dos registros de ocorrência (RO).

O piloto da ação acontecerá nas delegacias da Zona Sul, que concentram o maior número de prisões efetuadas pela GM-Rio. Além de dar mais agilidade ao trabalho da Guarda, a medida também vai ajudar a desonerar as delegacias de polícia. O registro será enviado para os delegados, que farão a análise e tipificação criminal de cada caso.

- A integração entre a GM-RIO e as forças de segurança já é uma realidade há bastante tempo na nossa cidade. A Polícia Civil é uma grande parceira e tem acesso, por exemplo, ao conteúdo gerado pelas câmeras do nosso Núcleo de Videopatrulhamento. A troca de experiências, capacitações ajuda no aprimoramento de todas as instituições e traz muitos benefícios para os cidadãos - destaca o comandante da GM-RIO, inspetor geral José Ricardo Soares.

Nesta quinta-feira, dia 16, uma turma de 20 guardas municipais, formada por instrutores da Academia de Ensino e da Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico começou a capacitação na ACADEPOL. Eles serão multiplicadores para o efetivo de guardas municipais, que poderão acessar o aplicativo pelo smartphone institucional.

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro será a primeira do Estado a contar com o recurso. No Brasil, Guardas Municipais de Estados como Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também já fazem o RO online.