Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal registra mais de 250 mil multas de trânsito nos primeiros sete meses de 2020

31/07/2020 16:44:00


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro registrou 250.313 multas por diversas irregularidades de trânsito em toda a cidade nos primeiros sete meses deste ano. Além da fiscalização realizada por todas as unidades operacionais, a instituição também conta com três Grupamentos Especiais de Trânsito (GET), que atuam em todas as regiões da cidade e trabalham diariamente na fiscalização e na constatação de irregularidades.

 

Os guardas municipais registram multas de duas formas, usando palm top e o talonário impresso. As infrações são contabilizadas pela Subdiretoria Técnica de Trânsito (Subtran), que é responsável pelo planejamento de todas as ações ordenamento, controle e de fiscalização de trânsito na cidade. A todo foram 194.004 multas registradas pelo palm top e 56.309 aplicadas com o talão.

 

Considerando apenas as multas aplicadas pelo palm top, o estacionamento na calçada lidera o ranking das infrações mais cometidas com 39.152 multas. Dirigir sem cinto de segurança ficou em segundo lugar com 38.113 registros, seguido de estacionar em local proibido pela sinalização com 25.591 multas, avançar o sinal vermelho do semáforo com 17.121 multas e dirigir manuseando telefone celular com 17.009.

 

A pandemia do novo coronavírus impôs uma nova rotina à Guarda Municipal que teve os esforços direcionados para diversas missões específicas implementadas pela Prefeitura do Rio no combate à Covid-19. Entre elas estão o reforço no patrulhamento no entorno dos hospitais e postos de saúde durante a campanha de vacinação contra a gripe, a manutenção de bloqueios em 13 regiões da cidade durante o lockdown parcial, o reforço no entorno dos shoppings no apoio ao processo de abertura gradual da cidade, a proibição de estacionamento em toda orla do Rio, entre outras ações.

 

- Nosso serviço de trânsito ganhou novas missões no apoio à sociedade neste período que estamos vivenciando a pandemia. E isso sem deixar de lado a rotina operacional de atendimento ao cidadão. Estamos retomando operações que estavam paralisadas por causa da pandemia como as áreas de lazer, parques e fiscalização das vagas especiais nos shoppings e estabelecimentos comerciais. Contamos com a colaboração da população para que a rotina da cidade possa ser restabelecida o mais rápido possível – disse o subdiretor técnico de trânsito da Guarda Municipal, inspetor Marcelo Furtado Serra Nunes.

 

Com a retomada gradual da rotina da cidade, outros serviços voltaram à rotina de fiscalização dos guardas do Grupamento Especial de Trânsito, como os bloqueios para montagem das áreas de lazer do Aterro do Flamengo, Cruz Vermelha, Copacabana, Ipanema, Leblon, Boulevard 28 de Setembro e Grajaú. Também foram retomados os fechamentos para as Áreas de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCCs) do Aterro, da Reserva e do Túnel Marcelo Alencar. O fechamento desses locais é realizado para impedir acesso indevido de veículos protegendo assim, pedestres e ciclistas.


Imagens relacionadas: