Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Comandante da Guarda Municipal do Rio recebe a Medalha Tiradentes

04/12/2019 14:52:00


A comandante da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), inspetora geral Tatiana Mendes, recebeu nesta quarta-feira, dia 4, a Medalha Tiradentes, concedida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro por iniciativa do deputado estadual Danniel Librelon. A solenidade de entrega foi realizada no salão nobre da GM-Rio, em São Cristóvão, e contou com a presença de familiares da comandante, gestores da instituição e também autoridades, como a primeira-dama da cidade, Sylvia Jane; o cônsul geral da China, Xu Yansheng; o deputado federal Otoni de Paula e o diretor de marketing da Riotur, Maurício Werner.

 

A inspetora Tatiana foi a primeira mulher e também primeira guarda de carreira a assumir o comando da instituição em 2017. Sua gestão é marcada pelo olhar humanizado e pela atenção a questões sociais na cidade. É comum vê-la participando pessoalmente de diversos projetos da Prefeitura, no acolhimento de pessoas em situação de rua, como o Resgate Solidário, que acontece de madrugada, cujo foco é o acolhimento para desintoxicação e tratamento contra a dependência química. A causa é uma das preocupações do deputado federal que fez a homenagem. As características de liderança da comandante e a personalidade que ela imprimiu à GM-Rio em sua gestão foram destacadas por todos os presentes.

 

Sylvia Jane falou que a comandante consegue unir ternura e austeridade, uma característica muito difícil de se encontrar, e que é essencial para a Guarda Municipal e para a cidade. Já o deputado Librelon destacou que todos os deputados estaduais aprovaram a indicação da inspetora Tatiana para receber a maior comenda concedida pela Alerj.

 

- Por mais que houvesse de minha parte uma indicação legislativa, deveria passar pelo plenário e foi aprovada essa homenagem a uma pessoa tão especial que é a Tatiana. O que nos levou a fazer essa homenagem foi o amor que vejo que ela tem no olhar por cada um de sua equipe. Ela não é uma chefe, é uma líder. Falo isso porque no dia a dia estou na rua com pessoas ligadas à Tatiana e eles demonstram carinho e respeito por ela. Há mais de duas décadas ela se dedica com muito orgulho a essa Guarda. Me considero um privilegiado de estar homenageando essa mulher tão importante – afirmou o deputado.

 

A comandante da GM-Rio também já foi agraciada com as medalhas de mérito Tamandaré, que é a mais alta comenda concedida pela Marinha do Brasil, e a medalha Pedro Ernesto, concedida pela Câmara Municipal do Rio. Ao todo, ela recebeu 13 medalhas de diversas instituições e nove moções de louvor e de reconhecimento em sua carreira.

 

Em sua fala, a inspetora destacou que a medalha recebida ficará com ela com muito orgulho, mas que na verdade é de todos os guardas municipais e também dos colaboradores da instituição e da Prefeitura, que trabalham com vontade de fazer a diferença pela cidade.

 

- Receber essa homenagem hoje significa que estamos no caminho certo, mas também não deixamos de lembrar que ainda temos muitos desafios e coisas a melhorar. E tenho certeza que juntos faremos ainda mais pela cidade, pelo estado e pelo país -, concluiu a inspetora.