Saúde Bucal

 
A Coordenação de Saúde Bucal, sob a supervisão e controle da Superintendência de Atenção Básica, tem a missão de desenvolver ações que promovam o cuidado integral em saúde bucal junto à população carioca, revertendo indicadores epidemiológicos e garantindo o acesso aos serviços. O trabalho é feito com base em um conceito ampliado de saúde e uma visão sistêmica da saúde bucal, sempre considerando indicadores de saúde e o território onde tais ações serão implementadas. 
 
O Programa de Saúde Bucal tem sob a sua responsabilidade uma rede de serviços de odontologia organizados de maneira regionalizada e hierarquizada, oferecidos em unidades básicas de saúde, em unidades de média e alta complexidade, e de urgência/emergência. As equipes, formadas por profissionais especializados, contam com cirurgiões dentistas, técnicos em saúde bucal (TSB), auxiliares em saúde bucal (ASB) e técnicos em prótese dentária (TPD). 
 
Em complemento aos cuidados da Atenção Primária, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) oferecem atendimento nas áreas de Endodontia, Periodontia Especializada, Cirurgia Oral Menor, Estomatologia, Atendimento ao Paciente Portador de Necessidades Especiais, Ortodontia Preventiva e Interceptativa, e Prótese Total e Parcial em Resina. Para chegar ao atendimento especializado, o usuário deve procurar a unidade de atenção primária de referência em seu território, que realizará a avaliação inicial, o tratamento básico necessário (educativo, de promoção de saúde, preventivo, restaurador e cirúrgico), além de avaliar a necessidade individual de tratamento especializado. Caso esta necessidade exista, o paciente será encaminhado preferencialmente ao Centro de Especialidades Odontológicas de seu território, através do Sistema de Regulação de vagas (SISREG), que posteriormente informará dia, hora e local de sua consulta especializada.
 
Clique aqui para saber qual a sua unidade de referência de atenção primária (pelo CEP ou endereço do usuário).

 

 

Serviços

 

• Odontologia clínica e cirúrgica na Atenção Básica

 

• Atendimento nos Centros de Especialidades Odontológicas:

  - Especialidade de Endodontia

  - Especialidade de Estomatologia (Diagnóstico Oral)

  - Especialidade de Cirurgia Oral Menor

  - Especialidade de Periodontia

  - Atendimento a pacientes portadores de necessidades especiais

  - Especialidade de Ortodontia Preventiva Interceptativa (OPI) – de 6 a 10 anos

  - Especialidade de Prótese Total e Parcial Removível

 

• Assistência Odontológica no Programa Saúde na Escola

 

• Assistência Odontológica no PADI

 

 

Tratamento Restaurador Atraumático (TRA)

 
O tratamento Restaurador Atraumático (TRA) é uma técnica reconhecida e incentivada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1994, que beneficia milhares de pessoas pelo mundo. A estratégia abrange a prevenção, a promoção e a educação em saúde dentro de uma proposta de mínima intervenção e máxima preservação, sem a necessidade de uso de instrumentais rotatórios. Esta técnica tem sido aplicada pelos profissionais das Unidades de Atenção Básica do município do Rio de Janeiro desde 2001, a partir de ações desenvolvidas principalmente em escolas e creches públicas municipais.
 
Objetivos: Implementar um processo de busca ativa e identificação da população submetida aos fatores de risco, favorecendo o enfrentamento da doença cárie em estágio precoce, aumentando a acessibilidade ao tratamento odontológico.
 
Vantagens: atendimento humanizado, sem dor ou trauma; baixo custo com desempenho clínico satisfatório, comparável aos demais materiais restauradores; dispensa o uso de equipamentos odontológicos podendo ser realizado em Visitas Domiciliares (VD) e outros espaços da comunidade.
 
 
Clique aqui e conheça o Programa de Saúde e Cidadania Dentescola.
 
 
 

Responsável pela área:

Luciana de Oliveira da Silva (Coordenadora)

E-mail: saudebucal@rio.rj.gov.br

 

Equipe:

Paulo André de Almeida Junior – Gerente de Saúde Bucal

Elias Silva de Oliveira – Assessor de Saúde Bucal

Juliana Machado Cerri – Assessora de Saúde Bucal

Márcia Frias Marinho – Assessora de Saúde Bucal



Serviços Serviços