Tabagismo e coronavírus (Covid-19)
 

 

Atualizações tabagismo em 2020

 

Crianças, adolescentes e jovens: os novos consumidores


Campanhas 2020

 

Secretaria Municipal de Saúde

 

 

Ministério da Saúde, OPAS/OMS

 


Quer parar de fumar? 

Reunimos abaixo uma série de materiais informativos que podem te ajudar a deixar de fumar durante a pandemia e cuidar da sua saúde! Mas, se precisar de apoio especializado, procure informações sobre o tratamento para fumante na unidade de saúde mais próxima. Clique aqui e veja a lista de unidades. 

 

Algumas estratégias e materiais que podem te ajudar a parar de fumar! 
  1. Marque uma data ainda esta semana para deixar o cigarro.
  2. Enquanto não chega o dia que você marcou, reduza o número de cigarros diariamente, começando pelo adiamento do primeiro cigarro do dia. Não fume logo depois do café da manhã, do almoço, do lanche e do jantar. Essas medidas ajudam a diminuir o número de cigarros e vão preparando seu corpo para o dia da parada.
  3. Um dia antes da data que marcou para deixar de fumar, quando for dormir, molhe com água todos os cigarros que sobraram no maço e jogue-os no lixo.
  4. Não deixe nenhum cigarro para o dia seguinte porque, se tiver vontade de fumar e não tiver cigarros em casa, você terá mais sucesso, até porque você não sairá para comprar porque não se deve sair à rua devido ao risco da contaminação pelo coronavírus.
  5. Se der vontade de fumar, lembre-se que a vontade de fumar só dura cinco minutos. Para se distrair nesses cinco minutos: ligue a televisão, tome um banho, coma uma fruta, faça um exercício respiratório..Enfim, faça alguma atividade para esse tempo passar.
  6. Lembre-se de que essa vontade de fumar irá diminuir à medida que os dias forem passando. Tenha paciência.

 

Materiais que também podem te ajudar:

 

 

Quer saber mais?

 

 

 

Programa de Controle do Tabagismo

O Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde baseia-se nas diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, do Ministério da Saúde. As estratégias adotadas na cidade do Rio de Janeiro seguem 5 linhas de ação:

 

  1. Ambientes 100% livres de fumo;
  2. Tratamento para deixar de fumar;
  3. Prevenção da iniciação no tabagismo,; 
  4. Mobilização em datas comemorativas; 
  5. Divulgação da legislação.

 

Neste sentido, o Programa investe na oferta de tratamento para deixar de fumar nas Unidades de Saúde; desenvolve ações para prevenção da iniciação de jovens, através do Programa de Saúde na Escola e, em parceria com a Vigilância Sanitária, busca reduzir a naturalização do ato de fumar nos ambientes coletivos, com o respeito a Lei Antifumo pela cidade.

 

Desde 2008, no Rio de Janeiro é proibido fumar em ambientes coletivos, total ou parcialmente fechados. Pode-se dizer que essa foi uma das mais importantes políticas de saúde pública para o redução do número de fumantes. Afinal, o Ambiente 100% Livre de Fumo melhora o ar ambiente para usuários e trabalhadores, protegendo o fumante passivo, desestimula a imitação do ato de fumar por jovens, contribuindo para prevenção de novos consumidores e estimula o fumante a encarar sua dependência e parar de fumar.

 

Legislação

Fiscalização

É possível fazer um registro pelo 1746 sobre a violação da lei. Utilize os subtipos abaixo:

 

Serviços

• Atualização permanente dos profissionais de saúde a cerca de técnicas de abordagem e tratamento do fumante, bem como sobre as estratégias da indústria do tabaco e as políticas de controle do tabagismo no Brasil e no mundo;

• Oferta de tratamento para fumantes em mais de 150 unidades de saúde do município do Rio de Janeiro;

• Produção de materiais educativos e de campanhas para estimular fumantes a deixarem de fumar e inibir a iniciação dos jovens;

• Apoio e divulgação de ações educativas nas unidades de saúde e outras instituições em datas comemorativas;

• Promoção de discussões regulares com profissionais do Programa Saúde na Escola sobre os riscos do fumo ativo e passivo e estratégias da publicidade do cigarro para atrair jovens na iniciação do fumo.
 

Contato: assessoriadetabagismo@gmail.com 

 


Serviços Serviços