Primeiras-damas juntas pela causa animal

28/02/2019 13:29:00


Referência no Brasil no atendimento veterinário, o Instituto Municipal Jorge Vaitsman (IJV), na Mangueira, recebeu nesta quarta-feira (27) a visita das primeiras-damas do município, Sylvia Jane Crivella, e do estado, Helena Witzel, que foi buscar informações da expertise da unidade para a implantação de centros de atendimento aos animais nos 92 municípios do estado. O projeto é da jornalista Karla de Luccas, coordenadora do Núcleo Estadual de Proteção Animal da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

As duas primeiras-damas foram recebidas pela secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, com a subsecretária de Vigilância Sanitária, Márcia Rolim, o subsecretário de Bem Estar Animal, Roberto de Paula, e o médico-veterinário Glauco Mello, diretor do IJV. Elas visitaram os consultórios, o laboratório clínico, o acolhimento de gatos, o canil e o único cemitério público de animais do Rio. Participou também da visita a desembargadora Suely Lopes Magalhães, do Tribunal de Justiça, protetora e defensora da causa animal.

Com 102 anos de existência, o Jorge Vaitsman oferece à população todos os serviços veterinários, do diagnóstico de zoonoses (doenças transmitidas a humanos por animais) a cirurgias, castração, vacinação, adoção, cemitério e até crematórios. Esse ano, com a contratação de novos médicos-veterinários, os atendimentos diários a cães e gatos aumentaram 100% (de 50 para 100). As castrações também cresceram: de 14 para 20 por dia. Com o reforço, a unidade conta com mais dez vagas (foi de 50 para 60) para o tratamento da esporotricose, com um acréscimo de novos 200 atendimentos ao mês. No geral, o instituto contabilizou em janeiro último um crescimento diário de cerca de 70%: de 114 para 180. 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços