CASS e unidades de saúde tem ações de orientação sobre as hepatites virais no Julho Amarelo

04/07/2018 16:16:00


A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta quinta-feira, dia 5, atividade de mobilização no Centro Administrativo São Sebastião (CASS), para marcar o Julho Amarelo, mês em que acontece o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais (28). A ação tem o objetivo de conscientizar e informar a população sobre a importância da prevenção.

 

A programação de atividades no CASS começa às 9h e contará com distribuição de preservativos, rodas de conversas com orientações e informações sobre promoção de saúde e prevenção sobre as hepatites. Também será oferecida vacinação contra a hepatite B para quem ainda não tenha sido imunizado. Todos os que estiverem presente no CASS, funcionários ou visitantes, poderão ser vacinados.

 

A atividade também terá a participação do Programa Academia Carioca, que irá promover atividades físicas e de promoção da saúde, da Mulher Camisinha, personagem que realiza ações para incentivar o uso de preservativos femininos, e do RAP da Saúde. O Centro Administrativo São Sebastião (CASS) fica localizado na Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova.

 

Outras atividades:

 

Outras atividades também estão marcadas para serem realizadas nas unidades de Atenção Primária durante o mês de julho, todas elas voltadas para a prevenção e orientação sobre hepatites virais, como vacinação contra hepatite B, testes rápidos para pessoas com mais de 40 anos e ações de orientação sobre a hepatite C.

 

O Programa de Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde utiliza para detecção precoce dos casos de hepatites agudas virais o teste rápido. Em caso positivo, o paciente é encaminhado para acompanhamento nas unidades de saúde de Atenção Primária e, se necessário, para as unidades secundárias (CMS e Policlínicas).

 

As hepatites virais são doenças causadas mais comumente pelos vírus da hepatite tipos A, B, C, D ou E, que provocam inflamação no fígado. Os vírus da hepatite B e C são as principais causas de câncer de fígado no mundo, correspondendo a 78% dos casos. As hepatites virais B e C são transmitidas pelo sangue, esperma e secreção vaginal através da relação sexual, e também de forma vertical, quando a gestante passa para o feto. Também é transmitida por compartilhamento de objetos contaminados como: lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, alicates de unha, materiais para colocação de piercing e para confecção de tatuagens; instrumentos utilizados em uso de drogas injetáveis, inaláveis e pipadas; acidentes com exposição de material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas de esterilização.

 

A hepatite B pode ser prevenida por meio de vacinação, disponível nas unidades de saúde, conforme padronização do Programa Nacional de Imunizações. Ela está disponível para adultos até 49 anos e para pessoas com maior risco de exposição a doença como manicures, pedicures, podólogos, tatuadores, caminhoneiros, entre outros.

 

Com novos medicamentos e tratamentos disponíveis para pacientes diagnosticados, a prevenção e o tratamento se tornam mais ágeis contra o avanço dos sintomas crônicos. A SMS disponibiliza para o diagnóstico precoce testes rápidos e a vacina contra a hepatite B, que tem imunoprevenção, com vacina específica disponível em todas as unidades de saúde da Atenção Primária, para todas as faixas etárias.




Serviços Serviços