Saúde monta sistema de atendimento médico para os foliões do carnaval de rua

07/02/2018 09:55:00


O Carnaval de Rua 2018 conta com atendimento pré-hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nos blocos com maior concentração de foliões. Quatro postos foram montados pela Prefeitura do Rio nas áreas por onde desfilam os blocos que, historicamente, registram maior número de pessoas buscando atendimento médico de urgência: no Centro, as estruturas estão montadas no Largo da Carioca e Praça Ana Amélia; em Copacabana, na Praça do Lido; e outro em Ipanema, na Praça General Osório. Ao todo, 210 profissionais de saúde, 70 deles médicos, estarão trabalhando durante o carnaval nos postos para atender os foliões que necessitarem de assistência.

 

Os pacientes mais graves ou que necessitam de suporte hospitalar são transferidos para hospitais da rede municipal de saúde em ambulâncias que estarão à disposição do esquema especial de atendimento. Os postos montados na Zona Sul contam com duas ambulâncias por plantão, por posto. Já nos do Centro, quatro ambulâncias dão o suporte necessário para cada dia de funcionamento, por posto. Cada ambulância conta com equipe completa (motorista, enfermeiro e médico) e as transferências são coordenadas pela Central de Regulação do município.

 

A estrutura dos postos conta com um total de 16 leitos, sendo quatro de suporte avançado em cada posto, além de um total de 16 poltronas de hidratação. Em Ipanema, o posto médico funciona aberto na Praça General Osório nos dias 09, 10, 11, 12, 13 e 17 de fevereiro. Já o posto montado em Copacabana o atendimento é feito na Praça do Lido nos dias 09, 10, 11, 12, 13 e 17 de fevereiro. No Centro, os dois postos funcionarão nos dias 10, 12, 13 e 17 de fevereiro.

 

No carnaval de 2017, os postos da SMS fizeram 600 atendimentos durante os desfiles dos blocos, com 59 remoções de pacientes para os hospitais da rede. 




Serviços Serviços