Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro


Saúde lança livro sobre o atendimento aos refugiados no Rio

06/10/2017 09:38:00


Considerando a urgência do tema sobre a situação dos refugiados no mundo e no Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro desenvolveu o livro "Recomeço - A experiência da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro no atendimento aos refugiados", com o registro do atendimento aos refugiados, os desafios encontrados e possíveis caminhos para superá-los. O livro será lançado na próxima terça-feira, 10 de outubro, às 9h, no Museu do Amanhã.

 

O lançamento acontece junto com um seminário que tem como objetivos compartilhar com a sociedade civil e demais organizações a experiência da SMS nesse atendimento, criar laços mais estreitos entre as instituições como forma de fortalecer um compromisso mundial de proteção em saúde aos refugiados. É uma forma de partilhar experiências dentro da própria rede municipal de saúde, a fim de contextualizar, sensibilizar e qualificar ainda mais os profissionais para uma atuação solidária, atenta e universal, como preconiza o sistema de saúde brasileiro, o SUS.

 

Atualmente, em todo o mundo, cerca de 60 milhões de pessoas encontram-se na situação de refugiadas. Por razões políticas, religiosas, sociais, culturais ou de gênero, elas são obrigadas a sair de seus lugares de origem, batendo à porta de outros territórios, buscando, antes de mais nada, sobreviver.

 

As inscrições para o seminário devem ser feitas pelo site www.elosdasaude.com.br. A partir do dia 10, a versão digital do livro poderá ser baixada também neste endereço virtual.

 

Confira a programação:

 

Mesa de Abertura: Refúgio, uma história antiga

Acnur, SMS-Rio, Cáritas

 

Mesa Redonda: Saúde é um direito

SMS-Rio e Refugiados

 

Troca de ideias

 

Lançamento do Livro ‘Recomeço'




Serviços Serviços