Lançamento da campanha de vacinação contra a raiva será no dia 30 de agosto

21/08/2017 11:23:00


No dia 30 de agosto, a Vigilância Sanitária lança a campanha "Se liga, bicho! Raiva é caso sério", com o objetivo de vacinar 500 mil cães e gatos contra a raiva. O lançamento será feito no auditório do Centro Administrativo São Sebastião, a partir das 10h. No local, haverá cinco postos itinerantes, com vacinadores e equipamentos para realizar a vacinação dos animais da região.

O lançamento da campanha será feito no evento "Dia D contra a raiva", onde também será realizado o I Simpósio de Raiva Animal, um espaço em que especialistas em zoonoses vão promover um debate sobre a doença e sua profilaxia para profissionais vinculados à rede pública de saúde, como médicos veterinários, médicos, enfermeiros, auxiliares, técnicos, entre outros.

Os temas abordados nesse simpósio serão a situação epidemiológica da raiva no Brasil, a raiva animal no estado do Rio de Janeiro, a campanha de vacinação, a experiência do município do Rio na captura e controle urbano de morcegos, a coleta e o envio de material para diagnóstico da raiva e a situação epidemiológica da raiva em herbívoros no estado do Rio de Janeiro.

No sábado, dia 2 de setembro, os postos itinerantes começarão a percorrer as comunidades de difícil acesso no município, para levar a vacina aos cães e gatos desses locais. Serão cinco carros adesivados, com dois profissionais e capacidade de vacinar 1.000 animais por dia. Nesse dia, também inicia a vacinação em 670 postos fixos espalhados por todas as regiões do município. Serão cinco sábados, até o dia 18 de novembro. Cada sábado será numa região administrativa da cidade. No primeiro sábado, os postos estarão nos bairros Saúde, Gamboa, Caju, Santo Cristo, Portuária, Centro, Catumbi, Rio Comprido, Cidade Nova, Estácio, Santa Tereza, Zona Sul, Mangueira, Benfica, São Cristóvão, Praça da Bandeira, Tijuca, Alto da Boa Vista, Maracanã, Vila Isabel, Andaraí, Grajaú, Ilha do Governador e Ilha de Paquetá.

O segundo sábado de vacinação será o dia 23 de setembro. Os postos estarão montados nos bairros Manguinhos, Olaria, Bonsucesso, Ramos, Penha, Penha Circular, Brás de Pina, Parada de Lucas, Cordovil, Jardim América, Vigário Geral, Jacarezinho, Inhaúma, Higienópolis, Del Castilho, Engenho da Rainha, Tomás Coelho, Encantado, Méier, Água Santa, Pilares, Abolição, Engenho de Dentro, Cachambi, Lins de Vasconcelos, Piedade, Engenho Novo, Irajá, Vila Kosmos, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Turiaçú, Vista Alegre, Colégio, Rocha Miranda e Vaz Lobo.

Depois, a vacinação acontece no dia 7 de outubro, nos bairros Madureira, Quintino, Engenheiro Leal, Cascadura, Cavalcanti, Bento Ribeiro, Oswaldo Cruz, Marechal Hermes, Jacarepaguá, Gardênia Azul, Anil, Tanque, Vila Valqueire, Freguesia, Taquara, Cidade de Deus, Praça Seca, Campinho, Curicica, Camorim, Vargem Grande, Vargem Pequena, Pechincha, Guadalupe, Acari, Coelho Neto, Anchieta, Barros Filho, Costa Barros, Honório Gurgel, Ricardo de Albuquerque, Pavuna, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Grumari.

No dia 21 de outubro, os postos serão montados em em Senador Camará, Bangu, Vila Kennedy, Padre Miguel, Realengo, Sulacap, Deodoro, Magalhães Bastos, Campo Grande, Inhoaíba, Vasconcelos, Cosmos e Santíssimo. No último sábado da campanha, dia 18 de novembro, os postos estarão em Paciência, Santa Cruz, Sepetiba, Manguariba, Palmares, Pedra de Guaratiba, Barra de Guaratiba e Ilha de Guaratiba. Os endereços de todos os postos podem ser conferidos no site www.rio.rj.gov.br/vigilanciasanitaria.

Na hora da vacinação, os cães deverão estar com coleira e guia, e os gatos em caixas de transporte apropriadas. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem ocorrer por até 36h após a aplicação. As vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde, responsável pela aquisição.

A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo transmiti-la. Mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.

Caso uma pessoa seja mordida por um desses animais, deve lavar o local machucado imediatamente, com água e sabão. Ao mesmo tempo, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima, onde receberá os primeiros cuidados e será encaminhada para uma das unidades especificas que funcionam como pólo de profilaxia da raiva. Se possível, isolar o animal por 10 dias, para ver o grau de manifestação da doença, e informar se tem dono e o endereço onde habita.

A raiva está controlada e sem apresentar registro de casos em humanos há mais de 27 anos no Rio, mas ainda oferece risco à população, pois a cidade conta com um número alto de morcegos, cachorros e gatos, principais transmissores do vírus.

Os endereços exatos estão nas tabelas separadas por data:




Serviços Serviços