Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro


Programa Cegonha Carioca já atendeu 228 mil gestantes na cidade

17/03/2017 11:40:00


O Programa Cegonha Carioca da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já atendeu 228 mil gestantes desde sua criação, em 2011, das quais 73 mil foram levadas em transporte exclusivo de casa à maternidade para ter seus bebês.

 

O Cegonha Carioca atende gestantes do pré-natal até o parto. No total, 19 maternidades públicas fazem parte do programa, entre municipais, federais e universitárias. O projeto foi implantado em 2011, com o objetivo de humanizar e garantir o melhor cuidado para a mãe e o bebê. O Cegonha Carioca visa estimular as mães a fazerem o pré-natal completo, possibilitando assim a redução da mortalidade materno-infantil por meio da identificação e cuidados precoces de problemas com a mãe ou o feto identificáveis nos exames. Pelo programa, todas as gestantes que fazem o pré-natal em uma unidade pública de saúde no município ficam sabendo, antes do parto, em qual maternidade terão seus bebês e têm a oportunidade de visitar o local com um acompanhante. A futura mamãe participa ainda de ações educativas e, ao final da visita, recebe de presente o Enxoval Cegonha, uma bolsa com vários itens para o bebê, como roupinhas e manta.

 

No momento do parto, a futura mamãe conta com o Transporte Cegonha, uma ambulância exclusiva que a busca em casa e a leva até a maternidade. O acionamento de ambulâncias para atender as gestantes do programa é feito do Centro de Operações Rio e garante agilidade e conforto para as futuras mamães. O programa conta com 12 ambulâncias especializadas, baseadas nas diversas regiões da cidade, para atender mais rapidamente aos chamados.

 

Na maternidade, a gestante é recebida por uma equipe treinada e acolhedora, durante toda a sua permanência na unidade. Ela também tem o direito de escolher um acompanhante para ficar ao seu lado durante e após o parto, seja ele o pai do bebê, a avó, outro parente, um amigo ou amiga ou outra pessoa da preferência da futura mamãe.
 




Serviços Serviços