Prefeitura inaugura Clínica da Família Ana Gonzaga e beneficia 18 mil moradores

13/01/2016 09:51:00


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugurou na manhã desta quarta-feira, 13 de janeiro, a Clínica da Família Ana Gonzaga, na Praça Ana Gonzaga, em Cosmos. Com seis equipes de saúde da família e duas equipes de saúde bucal, a nova unidade beneficiará 18 mil moradores da área, com investimento de R$ 5,2 milhões. A unidade atenderá as comunidades João Wesley, Vila Esperança, Vilar Guanabara, União, Canaã, Realeza. A região, que abrange os bairros de Barra de Guaratiba, Campo Grande, Cosmos, Guaratiba, Inhoaíba, Santíssimo, Senador Vasconcelos e Pedra de Guaratiba, passa a ter 63% de cobertura de saúde da família.


O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, falou sobre os benefícios que a unidade trará para os moradores da área. "Estamos realizando um sonho. O Centro Municipal de Saúde Ana Gonzaga não tinha mais condições de funcionar na casa antiga, onde ficou por onze anos. Agora tudo muda, na nova clínica da família tem ultrassonografia e raio-x, os exames são colhidos aqui e os resultados saem rápido", ressaltou durante a inauguração.


O nome da nova clínica da família é uma homenagem a Ana da Conceição Gonzaga. Ana morava no bairro da Tijuca e era membro da Igreja Metodista. Sabendo que sua igreja desejava construir um orfanato, ela doou sua fazenda em Inhoaíba para a construção. O orfanato foi inaugurado em 1932 e recebeu o nome de Ana Gonzaga em sua homenagem.


Na unidade, os pacientes terão atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária. As clínicas da família, além de consultórios, contam com salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia, almoxarifado e academia carioca.


As clínicas da família fazem parte de um projeto pioneiro e inovador que permitiu a revolução histórica no setor de saúde da cidade. Com a unidade inaugurada nesta quarta-feira, o Rio passa a contar com 80 clínicas da família inauguradas desde 2009. A meta da Prefeitura é alcançar, até o fim de 2016, uma cobertura de 70% da população pela Estratégia de Saúde da Família. Em 2008, o Rio era a capital brasileira com pior cobertura de saúde, com apenas 3,5% dos cariocas atendidos pela estratégia. Atualmente, já são 48,4% de cobertura da população, o que representa mais de 3 milhões de pessoas beneficiadas. 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços