Conferência discute saúde pública de qualidade no Rio

28/07/2015 10:04:00


A XII Conferência Municipal de Saúde do Rio de Janeiro reuniu conselheiros de saúde, representantes da sociedade civil organizada, gestores e profissionais da saúde pública e usuários do sistema no último final de semana no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova. Organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, a conferência proporcionou espaço democrático para o debate e a decisão de propostas para melhorar cada vez mais o Sistema Único de Saúde (SUS).


Nesta edição, o tema foi "Orgulho de Ser SUS – Saúde pública de qualidade na cidade". O SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo e o único a garantir assistência integral e gratuita. Em seus 27 anos de existência, conquistou uma série de avanços para a saúde do brasileiro. Desde o início do ano, as dez conferências distritais de Saúde reuniram conselheiros, gestores e profissionais da saúde pública e usuários em cada região da cidade para discutir as propostas para conferência municipal, na qual se inscreveram 600 delegados.
 

Durante os três dias de trabalho, foram debatidas e aprovadas diretrizes e propostas em cada eixo temático. Os delegados se dividiram em seis grupos de trabalho para debater os seguintes eixos: "Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade"; "Participação e controle social"; "Valorização do trabalho e da educação em saúde"; "Financiamento do SUS e relacionamento público-privado"; "Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde"; "Informação, educação e política de comunicação do SUS", "Ciência, tecnologia e inovação no SUS". O eixo "Reformas democráticas e populares do Estado" foi transversal a todos os demais. Cada grupo recebeu o consolidado das diretrizes e propostas elaboradas pelas dez conferências distritais, elegendo a melhor diretriz correspondente ao eixo temático, além de adequar e eleger as cinco propostas de âmbito estadual e três de âmbito nacional.

 

Após a plenária final foram eleitos 200 delegados para a etapa estadual de discussões, a VII Conferência Estadual de Saúde, marcada para 1º a 4 de outubro, no Ginásio do Maracanãzinho. A conferência municipal também foi preparatória para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, evento quadrienal que acontecerá entre 1º e 4 de dezembro, em Brasília, com o tema ‘Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro'.

 

Nos últimos anos o Rio ampliou, de maneira expressiva, o número de unidades de saúde e a oferta de serviços, o que não seria possível sem um controle social atuante. Hoje a cidade conta com 77 clínicas da família, 14 UPAs e cinco coordenações de emergência regionais. Também foram inaugurados um hospital da mulher, dois hospitais de emergência, uma maternidade e sete centros de atenção psicossocial. 




Serviços Serviços