José Gomes Temporão faz conferência de abertura

28/07/2015 09:57:00


 
O ex-ministro da Saúde e diretor executivo do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS), José Gomes Temporão realizou a conferência de abertura da XII Conferência Municipal de Saúde (CMS). Temporão falou sobre a reforma sanitária no Brasil e a origem do Sistema Único de Saúde (SUS), destacando o esforço da população e a luta política como marcas fundamentais desse processo. "O princípio que motivou o movimento popular na criação do SUS objetivava uma conscientização política coletiva, que considerasse a saúde como um bem público, e não como uma mercadoria", afirmou. 
 
O ex-ministro também destacou o subfinanciamento do SUS e a fragilidade dos municípios menores, além da dificuldade de construir um sistema universal de saúde em um país desigual. Hoje 70% da população dependem do sistema público de saúde, o que representa 150 milhões de pessoas. Temporão destacou que os 30% que têm plano de saúde, também usam o SUS para transplantes, medicação de alto custo, atendimentos de emergência, vacinas, tratamento Aids, entre outros. "Não construímos o SUS para os mais pobres, mas para atender a todos", ressaltou.
 
Um dos destaques da apresentação foram as marcas e avanços dos 25 anos do SUS: o Programa Nacional de Imunizações (PNI), 95% das vacinas são produzidas no país; a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que hoje cobre mais de 100 milhões de pessoas; tratamento de Aids; transplantes; a expressiva ampliação do acesso e da cobertura; o Samu; além da Reforma Psiquiátrica e Política de Humanização, o tratamento de Saúde Bucal; ações de controle do Tabagismo e a Vigilância Epidemiológica e Sanitária.



Serviços Serviços