Vigilância Sanitária faz inspeções educativas contra o amianto

28/04/2015 09:27:00


Nesta terça (28), profissionais da Vigilância Sanitária municipal vão inspecionar empresas que comercializam materiais de construção, para alertar os comerciantes sobre o perigo do amianto para a saúde. Essa ação é em celebração ao Dia Internacional em Memória às Vitimas de Acidente de Trabalho.


As inspeções são de cunho educativo, mas haverá aplicação de autos de infração, caso sejam encontrados produtos produzidos com o amianto. Os materiais serão recolhidos, lacrados e devolvidos à fábrica para que seja providenciado o descarte correto.


O amianto é uma fibra mineral natural. No Brasil, é empregado em milhares de produtos, como telhas, caixas d'água,lonas, autopeças, tecidos, vestimentas especiais, pisos, tintas, etc. O país é o quinto maior produtor do mundo. Mas o perigo de contaminação também é enorme. Há estudos científicos que comprovam doenças cancerígenas provocadas pelo comércio, manuseio e descarte do amianto.


A extração e comercialização desse mineral já foi banida em várias partes do mundo. No Brasil, apenas sete estados baniram o produto cancerígeno. No Rio de Janeiro, a produção e comercialização de produtos contendo amianto estão proibidas desde 2011. A utilização do mineral por órgãos públicos da administração direta e indireta está proibida desde 2007.


O Dia Internacional em Memória às Vitimas de Acidente de Trabalho é lembrado no dia 28 de abril, pois nesta data, no ano de 1969, uma mina na cidade de Farmington, nos Estados Unidos, explodiu, deixando dezenas de trabalhadores mortos.


No ano de 2003, em memória às vítimas desse acidente, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou essa data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Em maio de 2005, por meio da Lei nº 11.121, foi instituído, no Brasil, o dia 28 de abril como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.


A ação da Vigilância Sanitária nesta terça faz parte da Semana da Saúde do Trabalhador, que começou nesta segunda e vai até a próxima quinta. O objetivo é promover, durante quatro dias, palestras, debates e diversas ações com foco na saúde do trabalhador, destacando a prevenção de riscos de acidentes de trabalho.

 

No dia 29, quarta-feira, serão inaugurados dois programas de Saúde do Trabalhador nos bairros de Bangu e Botafogo, que terão o objetivo de prevenir e diminuir riscos e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho nas regiões Sul e Oeste da cidade.


No encerramento, no dia 30, haverá uma mesa para debater o cenário nacional da Saúde do Trabalhador, com presença de especialistas do Brasil e internacionais nesta área.


Informações sobre os locais e horários do evento, e sobre a Vigilância Sanitária e a Saúde do Trabalhador, podem ser conferidas no site www.rio.rj.gov.br/web/vigilanciasanitaria.
 




Serviços Serviços