Saúde debate importância do tratamento da sífilis congênita

13/10/2014 09:42:00


A Secretaria Municipal de Saúde realiza na próxima quarta-feira, 15 de outubro, o ciclo de debates com tema "Melhoria da vigilância e controle da sífilis congênita: impacto das mudanças ocorridas em 2013". O evento, da Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde, é voltado para profissionais da rede e tem o objetivo de aprimorar o cuidado à gestante com sífilis durante o pré-natal.


O debate apresentará o panorama epidemiológico da sífilis gestacional e congênita, ressaltando a importância do teste rápido para o diagnóstico da condição, além de apresentar o novo modelo de cartão da gestante, finalizando o dia com um estudo de caso.


A sífilis é uma doença sexualmente transmissível que tem como principais sintomas: feridas nos órgãos sexuais e na boca, além de manchas pelo corpo. Esses sintomas desaparecem sem tratamento, fazendo com que as pessoas não procurem um médico.


Durante a gravidez, a condição pode causar aborto e outras doenças graves no bebê, sendo muito importante a realização do exame logo na primeira consulta do pré-natal.


O encontro acontece na sede da Associação Brasileira de Odontologia, na Rua Barão de Sertório, 75, Rio Comprido, das 13h30 às 17h. São esperados cerca de 250 participantes.
 




Serviços Serviços