Saúde realiza ações de conscientização e prevenção do tabagismo entre jovens

10/10/2014 09:59:00


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encerra nesta sexta-feira, dia 10, a Semana de Conscientização da Criança e do Adolescente sobre os Riscos do Tabaco. A ação está sendo desenvolvida em 154 escolas da rede municipal e é uma integração dos Programas Academia Carioca e de Controle de Tabagismo, da SMS, e Saúde na Escola, da Secretaria Municipal de Educação.


Com dinâmicas em sala de aula, recorte e colagem, recreações com ênfase ao tabagismo, teatro de fantoche, dramatizações e rodas de conversa são passadas aos estudantes orientações sobre saúde bucal e os benefícios da vida sem tabaco. O objetivo é criar espaço para reflexão entre os jovens, na busca coletiva de estratégias para evitar o hábito de fumar.


As informações são passadas por diversos meios como entrevistas, propagandas, documentários, músicas, apresentações, filmes, reportagens, sites e calculadora de gastos, que trazem diferentes informações aos alunos. A ideia é despertar a crítica e a reflexão sobre as diversas estratégias da indústria do tabaco utilizada na tentativa de conquistar novos fumantes e, assim, ajudá-los a se proteger dessa dependência.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde/OMS, 90% dos fumantes experimentam o primeiro cigarro e tornam-se dependentes até os 19 anos de idade. A indústria do tabaco, por meio de publicidade, atinge fortemente esse público jovem, com a oferta de uma falsa sensação de liberdade. São utilizados personagens que passam a ideia de ostentação e poder conquistado com o uso do cigarro. Por isso, os profissionais acreditam ser fundamental orientar este tipo de público para que crianças e jovens façam escolhas conscientes e seguras, e que entendam a saúde como um cuidado com o próprio corpo e também o meio ambiente.
 




Serviços Serviços