Doação de sangue comemora 'casamento' entre prefeituras

26/09/2014 18:32:00


Casamento Vermelho. Esse é o nome da "cerimônia matrimonial" entre as Prefeituras do Rio de Janeiro e de Curitiba, brincadeira que ganhou destaque nas redes sociais na última semana e saiu do mundo virtual para se transformar em uma grande ação de solidariedade. Amanhã, dia 27, o Hemorio vai testemunhar essa união: para comemorar o "casamento", a Prefeitura do Rio está realizando uma campanha de doação de sangue no local. O instituto é responsável pelo abastecimento de sangue de todos os hospitais da Secretaria Municipal de Saúde.
 
A unidade funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados), das 7h às 18h, e fica na Rua Frei Caneca, 8, no Centro. Para esclarecimento de dúvidas em relação à doação, o Hemorio disponibiliza o Disque-Sangue (0800 282 0708), que informa o endereço das demais 26 unidades de coleta no Estado e também realiza o agendamento de grupos.
 
 
Hospitais da rede municipal também fazem campanha:
 
No dia 16 de outubro, o Hospital Municipal Lourenço Jorge realizará campanha de doação de sangue no auditório da unidade, que fica na Barra da Tijuca. A coleta será das 10h às 14h30. No início do mês de setembro, o Hospital Municipal Salgado Filho também realizou campanha e coletou 76 bolsas de sangue.
 
Para ser um candidato à doação, é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos (jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis), pesar mais de 50 quilos e apresentar um documento de identidade com foto (original).  Não é necessário estar em jejum.  Basta não ter bebido álcool nas últimas 12 horas e comidas gordurosas nas 4 horas que antecedem a doação.  Todo material é descartável, portanto, não existe o risco de contrair doenças doando sangue.
 
 
Sobre o "casamento virtual":
 
A proposta de "casamento" feita pela Prefeitura do Rio surgiu após uma postagem em que a Prefeitura de Curitiba dizia que aceitava pedidos de casamento. A interatividade entre os usuários da rede foi imediata e milhares compartilharam a hashtag #AceitaCuritiba, que se tornou um sucesso.
 
O pedido foi "oficializado" no último dia 18 e outras prefeituras entraram na brincadeira, de forma bem descontraída, cedendo igrejas para celebrar a união, oferecendo-se para serem os padrinhos e até para a sonhada viagem de lua de mel.



Serviços Serviços