Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

Semana de Alimentação Escolar

 

A Semana de Alimentação Escolar (SAE), criada em 1959, destaca-se como estratégia para a promoção da alimentação saudável na escola. Na cidade do Rio de Janeiro, a SAE é comemorada na terceira semana do mês de maio, de acordo com o Decreto Municipal nº 22.854 de 28/04/2003. É um momento estratégico para mobilizar a comunidade escolar a refletir e a discutir sobre alimentação saudável.  

 

 

 

2013

Pequeno dicionário da alimentação saudável foi produzido pelo Instituto de Nutrição Annes Dias em parceria com o Núcleo de Alimentação e Nutrição Escolar (INU/UERJ) com base em um processo de construção coletiva, do qual participaram também os parceiros da Rede Estadual de Alimentação e Nutrição Escolar do Rio de Janeiro, alunos da graduação e pós-graduação do INU/UERJ e profissionais de saúde da SMS-RJ. Este material valoriza, de forma lúdica e pedagógica, as diferentes dimensões da alimentação saudável, tais como a dimensão de acesso à alimentação saudável e adequada; a dimensão cultural; a dimensão ecológica; e a dimensão econômica.

O material é constituído por 23 verbetes, organizados de A a Z, sobre alimentação saudável e, para cada verbete, são listados textos de apoio e sugestões de atividades para explorar a temática. Como os verbetes apresentam interfaces, ao desenvolver alguma atividade, é possível abordar diferentes verbetes. Acreditamos que o uso do material pode originar novos verbetes e novas sugestões de atividades. Mande suas sugestões para nós!

 

 

2012

“Vamos comer?” é o nome sugestivo do vídeo produzido integralmente por jovens da Rede de Adolescentes Promotores da Saúde (Rap da Saúde). Ele será a atração da Semana de Alimentação Escolar (SAE) deste ano, que discute vários ângulos da temática. A disponibilidade de alimentos no cotidiano da vida urbana e do campo é o pano de fundo para que os jovens se expressem sobre hábitos de alimentação e cultura. A possibilidade de discutir alimentação e sustentabilidade do planeta chega em boa hora, nas vésperas da Conferência Rio +20.

O vídeo responde ao convite do Instituto de Nutrição Annes Dias, que tradicionalmente propõe temáticas abrangentes e transversais para mobilização da comunidade escolar. A produção do vídeo pelos jovens tem como pressuposto o protagonismo juvenil e tem sido uma estratégia educativa que permite aos jovens expressarem suas visões de mundo, tendo como perspectiva a promoção da saúde. O reconhecimento do valor das palavras dos jovens se materializou com a premiação concedida a doze trabalhos em mais de mil apresentados no Congresso Mundial de Nutrição em Saúde Coletiva (WNRio 2012), realizado em abril no Rio de Janeiro.

Está disponível, em pdf, um encarte com sugestões de uso do vídeo e de leituras de apoio para explorar o tema.

Clique aqui para assistir o vídeo.

 

 

2011

O objetivo deste tema é discutir as formas de produção de alimentos no Brasil, valorizando a agroecologia e a agricultura familiar como estratégia para garantir a segurança alimentar e promover o desenvolvimento sustentável. Além disso, esta discussão fortalece a implementação da Lei 11.947, que regulamenta o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), na qual consta, entre outros avanços, o estímulo à agricultura familiar, preferencialmente orgânica ou agroecológica.

Nesta cartilha foram levantadas as seguintes questões norteadoras:
• Por que as frutas que comemos hoje têm sabor diferente das de antigamente?
• De onde vem o que comemos?
• Quem planta e como planta?
• Existe apenas um jeito de plantar?
• Existe um jeito certo de plantar?
• A que se propõe cada tipo de agricultura?

Acesse aqui a cartilha completa: Agroecologia e agricultura familiar: a cidadania cultivada em família.

 

 

2010

O tema da Semana de Alimentação Escolar para o ano de 2010 é "Alimentos Industrializados – mitos e verdades". A escolha justifica-se pela crescente presença de alimentos industrializados na vida moderna; e pela carência de informações sobre as transformações por que passam os alimentos industrializados e de políticas públicas de regulamentação destes processos.

Nosso objetivo é incentivar a reflexão sobre o atual aumento do consumo de alimentos industrializados e o impacto para a saúde, para o ambiente e para a cultura alimentar, além de divulgar alternativas individuais e coletivas para minimizar este consumo.

Qualquer dúvida, entrar em contato com o Instituto de Nutrição Annes Dias, por meio do endereço eletrônico: projetosedu.inad@gmail.com

Clique aqui para o download da cartilha 2010.

 

 

2009

EM 2009, a SAE aconteceu de 18 a 22 de maio e abordou o tema "ÁGUA – ALIMENTO ESSENCIAL À VIDA", com o qual se pretende incentivar a reflexão sobre o consumo racional e sustentável da água e sua importância para alimentação humana.

Nesta página disponibilizamos um texto de apoio e sugestões de atividades visando estimular a comunidade escolar para desenvolver atividades. Nossa expectativa é que seja trabalhado o tema em várias ocasiões e em diversas disciplinas curriculares, estimulando a integralidade do ensino, a interdisciplinaridade e a promoção da saúde.

Clique aqui para o download da cartilha 2009.

 

 

2008

Este ano, o tema escolhido para a Semana de Alimentação Escolar foi "Hortas escolares: plantando e colhendo saúde". Nesta página disponibilizamos um texto de apoio e sugestões de atividades visando o desdobramento da Portaria Interministerial MEC/MS nº 1010 de 08/05/2006, que estimula, dentre outras ações, a implantação e a manutenção de hortas no ambiente escolar.

Acreditamos que as questões acerca da alimentação e do meio ambiente perpassam todas as áreas do conhecimento e precisam ser discutidas de forma integral, por meio da articulação entre as diversas disciplinas curriculares, a fim de estimular a integralidade do ensino, a interdisciplinaridade e a promoção da educação para a saúde.

Clique aqui para o download da cartilha.

 

 

2007

A propaganda de alimentos para crianças e adolescentes tem sido motivo de preocupação mundial e alvo de discussões em diversos setores, pois vem contribuindo para um "ambiente obesogênico" por valorizar alimentos altamente calóricos.


Neste contexto, em 2007, o tema escolhido para a Semana de Alimentação Escolar foi "Propaganda de alimentos para crianças e adolescentes".

Nesta página disponibilizamos um texto de apoio e sugestões de atividades visando estimular o debate sobre a qualidade da publicidade voltada ao público infanto-juvenil, especialmente de produtos alimentícios, e incentivar a reflexão sobre a influência da propaganda no comportamento alimentar.

Como em todos os anos, esperamos que, quem utilizar este material, nos conte como foi a repercussão do trabalho desenvolvido, enviando uma mensagem para inad@rio.rj.gov.br

Clique aqui para obter o material.

 

 

2006

No ano de 2006, o tema escolhido para a comemoração da SAE foi "Culinária, saúde e prazer", com o qual se pretendeu provocar o debate sobre a prática da culinária no cotidiano. Por que algumas pessoas estão deixando de cozinhar? Como aliar saúde e prazer na alimentação? A cozinha pode aproximar a família? A escolha deste tema visa, basicamente, estimular a vivência em oficinas de culinária e a discussão sobre o ritual de transformação do alimento em comida.


Embora a SAE seja um momento de mobilização, entende-se que os temas possam ser trabalhados em outros momentos, de acordo com o projeto político-pedagógico da escola.

Clique aqui para obter o material.



Serviços Serviços