Image Map

Coordenadoria de Relações Internacionais
Prefeitura e Estado firmam parceria para revitalizar a Central do Brasil

09/08/2018 17:35:00


No dia 07 de agosto, o prefeito Marcelo Crivella e o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, assinaram um convênio para a revitalização da Central do Brasil, no Palácio da Cidade, em Botafogo.
 
O projeto prevê a transformação da estação mais famosa do país em um terminal multimodal de alto padrão, além da reurbanização da região, integrando a Central a espaços como o Palácio Duque de Caxias e o Campo de Santana. A revitalização está incluída no acordo de cooperação técnica já firmado pela Secretaria de Estado de Transportes e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), banco de fomento a políticas públicas.
 
"Técnicos do município e do Estado, com o apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento, estão elaborando os projetos e vão realizá-los. A Central do Brasil é o ponto capital da cidade, que recebe todos os modais, com exceção das barcas, que ficam ligadas apenas pelo VLT. É uma obra muito maior do que o valor econômico, porque quando as pessoas chegarem à cidade, vão encontrar um Rio de Janeiro remodelado", disse o prefeito.
 
O projeto, que também conta com a participação da Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro, é executado em três fases: análise da situação atual, com a coleta de dados, e diagnóstico, etapa já concluída; produção de cenários e estimativa de custos; e estudo detalhado com um plano de negócios.
 
Na busca de soluções para a execução da revitalização, foram realizados três workshops, que tiveram a participação das concessionárias de transportes, como a SuperVia e o MetrôRio, e de diversos órgãos públicos e privados. Um quarto encontro está previsto para o próximo mês, para a discussão de alternativas. A previsão é de que a conclusão do projeto seja apresentada em novembro, também em um workshop.