Image Map

 

 

Relações Institucionais

 

A CRI realiza a interlocução entre as iniciativas e prioridades da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e o corpo consular, embaixadas e representantes de Organizações Internacionais.

 

Entre suas atribuições, encontra-se coordenar a atuação da CRI no cenário institucional e político nacional no âmbito da paradiplomacia. Seu papel é identificar pontos focais nestes órgãos e instituições governamentais a fim de mapear prioridades comuns e executar projetos concretos. Ainda, recebe demandas das secretarias e agências e as encaminha aos parceiros adequados de acordo com suas competências. Esse papel proativo auxilia a identificação de projetos internacionais que beneficiem essas secretarias e órgãos, facilitando sua implementação.

 

Esta coordenação ocorre em diferentes níveis.

 

Internamente à Prefeitura, a gerência coordena esforços com as secretarias, órgãos, institutos e agências municipais.

 

No primeiro nível externo, a Gerência mantem contato com Prefeituras e Secretarias Municipais das demais cidades brasileiras. Isto pode ocorrer através do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais (FONARI). A cidade do Rio de Janeiro assumiu a Vice-Coordenação do Fórum no início de 2014 ao lado da atual Coordenadora, a cidade de São Paulo.

 

No âmbito estadual, a gerência interage tanto com os órgãos do governo do Estado do Rio de Janeiro (Subsecretaria de Relações Internacionais), quanto com os demais estados da federação e o Distrito Federal.

 

Por fim, no nível federal, são interlocutores essenciais o Ministério das Relações Exteriores (Assessoria Especial de Assuntos Federativos e Parlamentares e Agência Brasileira de Cooperação) e a Presidência da República (Subchefia de Assuntos Federativos).