Image Map

Coordenadoria de Relações Internacionais
Rio no Forum Mundial Urbano, em Abu Dabhi

03/03/2020 11:48:00


Entre os dias 08 e 13 de fevereiro, a Cidade de Abu Dhabi sediou a Décima Sessão do Fórum Urbano Mundial (WUF10), quatro anos após a aprovação da Nova Agenda Urbana durante o Habitat III, a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, realizada em 2016, em Quito, Equador.

 

Em todas as edições, as cidades sede devem escolher um tema para nortear os debates, e nesta edição o tema escolhido foi Cidades de Oportunidades: conectando cultura e inovação.

 

Durante o WUF10, representantes governamentais, acadêmicos, técnicos e sociedade civil tiveram a oportunidade de debater o futuro das cidades, considerando as questões da cultura, criatividade e inovação.

 

O Fórum Urbano Mundial é uma das maiores conferências organizadas por uma agência das Nações Unidas e é uma plataforma de discussões, intercâmbios e aprendizado sobre a urbanização sustentável, possibilitando uma melhor e maior cooperação entre partes interessadas.

 

O Brasil esteve representado por membros dos governos federal, estaduais e municipais, representantes da sociedade civil, universidades e outras instituições públicas e privadas brasileiras ligados aos temas urbanos.

 

Durante o Fórum, a delegação brasileira teve a oportunidade de apresentar projetos de sucesso que já foram ou estão sendo implementados com o apoio do ONU-Habitat, como o projeto Vida Nova em Grotas do Governo de Alagoas; o projeto Cidade Legal do Governo de São Paulo e o engajamento da sociedade civil na elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Cidade do Rio de Janeiro.

 

Além dos projetos apresentados pela Cidade do Rio de Janeiro, a Assessora de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio, Sra. Natalye Gembatiuk, teve a oportunidade de representar o Prefeito Marcelo Crivella no lançamento da rede de cidades que sediaram edições anteriores do Fórum, a WUF Alumni Network. Durante o lançamento ela ressaltou a parceria de muitos anos entre o Rio de Janeiro e a agência da ONU: "É importante notar que a relação entre a Cidade do Rio de Janeiro e o ONU-Habitat começou muito antes de a cidade sediar uma sessão do Fórum. Temos a honra de sediar um escritório regional da UN-Habitat desde 1996, e temos trabalhado juntos ao longo dos anos em vários projetos que ajudaram a desenvolver melhores políticas públicas e assim desenvolver uma cidade melhor para nossos cidadãos".

 

 

 

 

Além de ressaltar a parceria estabelecida, ela ainda teve a oportunidade de divulgar o concurso internacional que será realizado este ano com o apoio da agência no âmbito do Rio Capital Mundial da Arquitetura: "gostaria de destacar que o ONU-HABITAT apoia o Concurso Internacional de Ideias Maré-Cidade que premiará projetos com soluções inovadoras de arquitetura e design urbano visando integrar as favelas do Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, ao seu entorno, levando em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)".

 

Ainda representando o Rio, o Sr. Daniel Mancebo, Coordenador Geral do Escritório de Planejamento da Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados (SUBPAR), apresentou o engajamento da população na criação do Plano de Desenvolvimento Sustentável da cidade através da plataforma Participa.Rio.