Image Map

Coordenadoria de Relações Internacionais
Encontro Anual de Prefeitos do C40, na Dinamarca

25/10/2019 14:18:00


A Prefeitura do Rio participou do Encontro Anual de Prefeitos do Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática, em Copenhague, representada pelo seu Coordenador de Relações Internacionais, Embaixador Antonio Mello.

 

O Coordenador de Relações Internacionais integrou o painel "Optimizing disruptive innovation and creative data solutions in cities", no Fórum de Cidades e Negócios. Sua intervenção tratou de que, cada vez mais, as cidades devem estimular a pesquisa para que possam caminhar no sentido da sustentabilidade e que nesse campo é importante buscar um posicionamento equilibrado em que todos os parceiros possam se comprometer a aportar soluções inovadoras para os desafios do cotidiano.

 

Foi apresentado o Sistema Municipal de Informações Urbanas (SIURB), que é alimentado pelas diferentes secretarias e agências de governo permitindo que se possa dispor de dados atualizados capazes de melhor orientar as atividades e tomadas de decisão da administração Municipal.

 

O Embaixador Mello aproveitou a oportunidade para comentar as iniciativas mais recentes que estão sendo realizadas pelo governo Crivella para fomentar a inovação na cidade como o LabGov, iniciativa destinada a apoiar startups que se dediquem a buscar soluções inovadoras para a melhoria da qualidade de vida e eficiência na gestão da cidade.

 

 

Foi também mencionado aplicativo chamado COR.Rio, lançado recentemente pelo Centro de Operações e Resiliência, que foi desenvolvido pela IPLAN. O app tem o objetivo de estabelecer um canal de comunicação em tempo real com toda a população sobre a situação geral da cidade, informando sobre chuvas e inundações, estado geral do tráfego veicular dentre outras condições da cidade. Esse é um instrumento que permite que o cidadão carioca permaneça em contato direto com o dia-a-dia de sua cidade.

 

Nesse contexto, também foi mencionada a importância de outros equipamentos inovadores da Prefeitura como as nove naves do conhecimento que estão espalhadas em diversas comunidades vulneráveis da cidade e que trazem para populações mais carentes a possibilidade de contatos com informática, economia e várias outros conhecimentos importantes para a inserção no mercado de trabalho presente e futuro.

 

Tendo em vista a relação entre inovação e sustentabilidade, os projetos de Reflorestamento da Serra do Engenho Velho e Hortas Cariocas foram apresentados, para os quais foi solicitado apoio internacional. É importante ressaltar que o Projeto da Serra do Engenho Velho despertou um grande interesse internacional, por isso optou-se por dar grande ênfase em sua divulgação e captação de possíveis parceiros internacionais.

 

O Programa Cidade pelo Clima, criado pela Prefeitura do Rio com o objetivo de enfrentar as severas mudanças climáticas, foi selecionado entre os nove projetos mais inovadores do mundo na área de planejamento climático. O Rio foi a única cidade brasileira vencedora nesta categoria, ao lado de Paris, Nova Iorque, Barcelona, Los Angeles, Vancouver, Manchester, Uppsala e Aarhus. O resultado foi anunciado no último dia 2 de outubro pelo grupo C40 e está publicado no relatório Cities100, disponível na plataforma cities100report.com.

 

O programa carioca é composto pelo Plano de Desenvolvimento Sustentável e Plano de Ação Climática, que propõem ações como eletrificação da frota de transporte público e implantação de fazendas solares para geração de energia limpa. A meta é zerar a emissão de gases de efeito estufa no Rio de Janeiro em 2050 e, ao mesmo tempo, preparar a cidade para oferecer melhor qualidade de vida aos cariocas diante dos impactos do aquecimento global e das fortes mudanças do clima.

 

Um dos pontos de destaque do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Rio que, segundo o C40, pode inspirar outras cidades, é a plataforma participa.rio. Lançada em novembro de 2018, ela permite a participação da população na construção do Plano, por meio de cinco etapas, chamadas de "ondas". Nas duas primeiras, já executadas, os cariocas puderam eleger os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) prioritários para o município e os desafios para alcançá-los. A terceira onda está em curso e permite opinar sobre os objetivos da cidade para 2050.

 

O Plano de Desenvolvimento Sustentável e o Plano de Ação Climática do Rio de Janeiro estão sendo elaborados pelo Escritório de Planejamento da Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados da Secretaria da Casa Civil, tendo como parceiros ONU-Habitat, C40 Cities (Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática), Instituto República e UNICEF.

 

O relatório Cities100 é um trabalho do grupo C40, em parceria com a consultoria Nordic Sustainability e a associação filantrópica Realdania, ambas sediadas na Dinamarca e que atuam em soluções para enfrentamento da crise climática e promoção de cidades sustentáveis. O grupo C40 elegeu as cem iniciativas mais inovadoras e impactantes desenvolvidas por 63 cidades, localizadas em 26 países ao redor do mundo. Os vencedores estão distribuídos em doze categorias, entre elas qualidade do ar, mobilidade sustentável, sistemas alimentares sustentáveis, adaptação e resiliência, ação climática inclusiva e planejamento de ações climáticas.