Image Map

Coordenadoria de Relações Internacionais
A Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio participa do Fórum Smart City

08/08/2019 12:15:00


A Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio esteve presente no Fórum Smart City Casablanca que nos dias 17 e 18 de abril, teve como tema "Inteligência Artificial a serviço dos cidadãos".

A cidade do Rio foi convidada para participar e compartilhar iniciativas para se tornar uma cidade inteligente e resiliente, bem como observar as iniciativas das demais cidades presentes.

Algumas das questões levantadas em diversos painéis foram sobre a governança e o controle sobre a privacidade quando a Inteligência Artificial é aplicada. Os palestrantes lembraram que não somente o aspecto técnico deve ser levado em consideração, mas também o lado social.

É importante mencionar o projeto de gestão inteligente da água implantado em Casablanca. Foram instalados na rede de distribuição de água da cidade mais de mil sensores para detectar qualquer tipo de vazamento ou alterações na rede. Além disso, foram criados diversos reservatórios no formato de lagos que são responsáveis por armazenar água de chuva para períodos de seca. Essa preocupação se deve a um período de longo de seca enfrentado pela população da cidade.

No painel "Resilience and sustainability of territories, resources and ecosystems" a cidade do Rio de Janeiro teve a chance de apresentar a estratégia de resiliência da cidade do Rio de Janeiro, bem como os projetos desenvolvidos ao longo dos últimos anos como a criação do Centro de Operações e Resiliência (COR), os projetos desenvolvidos pela Defesa Civil como os treinamentos em escolas e comunidades, a implantação do sistema de sirenes e outros. Os avanços que a cidade conseguiu foram muito reconhecidos e elogiados por diversos participantes do evento.