Plano Estratégico
 
É a partir das diretrizes e metas contempladas neste Plano que vamos governar o Rio pelos próximos anos. Um plano estratégico não é feito apenas por um Governo. Ele deve envolver toda a população. De moradores de comunidades a empresários. De associações de bairros a entidades de classe. Do comércio e da indústria às organizações não-governamentais. Todos têm o que ensinar e o que aprender. E o bom Plano Estratégico é aquele em que os cidadãos podem deixar sua impressão digital. 
 
Neste sentido, foram realizados 19 encontros, envolvendo cerca de 2.860 participantes, que apresentaram mais de 300 contribuições. Pois era importante que ele fosse marcado pela participação, pelas sugestões, pelo envolvimento do carioca, rumo a um objetivo comum: tornar o Rio um lugar melhor para se viver. Preservando sua cultura irreverente e sua vocação econômica criativa e global. Mas devolvendo a cidade às pessoas, que não suportam mais as desigualdades sociais e espaciais, os serviços de má qualidade, como a saúde e a educação; e a violência, que explodiu em índices intoleráveis. Temos também que lembrar que este é um momento de crise. E é em períodos assim que o planejamento se faz ainda mais estratégico. As metas elaboradas foram influenciadas pela visão de austeridade da gestão Crivella. O foco é combater desperdícios e evitar custos extraordinários. É por isso que, pela primeira vez, o Plano Estratégico está sincronizado com os instrumentos de planejamento financeiro previstos no Plano Plurianual (PPA).
 
Estamos ainda pensando no futuro. Daí a visão conjunta deste documento com o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Sustentável; e com o Plano de Desenvolvimento Sustentável, que traça a visão da cidade para 2030, de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Desenvolvemos, dessa forma, algumas diretrizes que nos inspiram a pensar o Rio como cidade verde, inovadora, limpa, inclusiva, produtiva, resiliente, segura, conectada e saudável.
 
Gostaríamos ainda de dizer que este é um Plano feito pelos servidores da Prefeitura do Rio, sob a coordenação da então Subsecretaria de Planejamento e Gestão Governamental, atual Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados. Não foram contratadas consultorias terceirizadas. Um corpo técnico competente, formado por funcionários de várias secretarias, trabalhou dia e noite, sempre atuando de maneira colaborativa e horizontal. Convidamos todos a pensar sobre aquilo que queremos conservar e aquilo que queremos mudar. O Rio tem muitas coisas boas. E outras tantas que estão fora do lugar.
 
Participe. Somos todos planejadores desta cidade.

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110