20/04/2018 09:03:00
Para celebrar o Dia do Choro, comemorado em 23 de abril, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em parceria com o Instituto Casa do Choro, montou uma programação especial que inclui travessia na barca Praça XV x Paquetá, um passeio de VLT e uma série de atrações gratuitas em tradicionais redutos do gênero na cidade. Esta é a segunda edição do evento desde que o órgão municipal inclui o Dia do Choro no Calendário Cultural Oficial da Cidade, em abril do ano passado. Além de Pixinguinha, cujo dia de nascimento inspirou a data, a programação de 2018 vai homenagear também o centenário de Jacob do Bandolim e Dino Sete Cordas.
O legado dos dois grandes músicos será celebrado ao longo de todo o dia, com atividades simultâneas em quatro bairros: Paquetá, Centro, Olaria e Tijuca. Às 10h, a barca Praça XV-Paquetá dá partida na programação, com show comandado pelo bandolinista Pedro Amorim durante o trajeto para a ilha.
No mesmo horário, a Casa do Choro, na Rua da Carioca, exibe o filme ‘Choro Carioca – Música do Brasil', produzido a partir da filmagem do show homônimo, realizado em 2016. Com direção de Zeca Ferreira e direção musical de Maurício Carrilho e Paulo Aragão, o filme conta com participações dos músicos Cristóvão Bastos, Luciana Rabello, Maurício Carrilho, Aquiles de Moraes e Magno Júlio e terá duas sessões.
Às 13h, o ‘VLT do Choro' parte da Rodoviária levando a bordo o conjunto ‘Os Matutos', que se apresenta no trajeto até a Praça Tiradentes, onde será instalado o palco principal da programação. A partir de 14h, a praça vai receber shows do conjunto Segura o Dedo, do quarteto Bandolinata (com os bandolinistas Pedro Aragão, Marcílio Lopes, Maycon Júlio e Luis Barcelos), do Sexteto Maurício Carrilho, do conjunto Os Matutos e do Bandão e Coral da Escola Portátil de Música.
Nos demais bairros, a Casa do Choro fará a produção em dobradinha com outros parceiros. Em Paquetá, a Casa das Artes de Paquetá abrirá seu quintal para uma contação musicada de histórias sobre os homenageados, voltada ao público infantil, às 12h, seguida de roda de choro, às 14h. Em Olaria, bairro natal de Pixinguinha, o Movimento 100% Suburbano comanda, a partir de 14h, a agenda na Praça Ramos Figueira e na rua Custódio Nunes. Na Tijuca, a música está a cargo do movimento Choro na Rua, liderado por Silvério Pontes, que leva sua tradicional roda para a esquina da Praça Saens Peña com a rua Carlos Vasconcelos.
"O choro é um ritmo genuinamente carioca, um patrimônio a ser cada vez mais celebrado e valorizado, tocado em todos os cantos do Rio de Janeiro. Incluir o Dia do Choro no calendário oficial da cidade foi uma medida de valorização do gênero e de celebração à musicalidade da alma do Rio. Viva Pixinguinha!", afirma a secretária municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira.
"Essa união de esforços nada mais é do que nosso total respeito ao próprio choro, que é agregador por natureza e sempre precisou do trabalho em conjunto para chegar aonde chegou", observa a presidente da Casa do Choro, a cavaquinista Luciana Rabello, que saúda a entrada do Dia do Choro no calendário oficial da cidade.
"É uma conquista não só dos chorões, como de todos que gostam da boa música brasileira, dessa música que é um alicerce da cultura do nosso país."
Origem do choro
Os primeiros conjuntos de Choro surgiram por volta de 1870, no bairro Cidade Nova e em quintais dos subúrbios cariocas. Os pilares do gênero foram estabelecidos por obras dos instrumentistas e compositores Joaquim Calado, Ernesto Nazaré, Chiquinha Gonzaga e Anacleto de Medeiros, que consolidaram a música popular carioca no fim do século XIX. Com a popularização do rádio, o ritmo ganhou o cenário nacional.
Veja abaixo a programação completa do final de semana prolongado:
PAQUETÁ
10h - Homenagem a Jacob do Bandolim na barca Praça XV/Paquetá
11h30 - Casa de Artes de Paquetá: O Choro dos Meninos
14h - Casa de Artes de Paquetá: Roda de Choro - OLARIA
14h - Praça Ramos Figueira: Roda de Choro no Reduto Pixinguinha
TIJUCA
16h - Choro na Rua: Praça Saens Pena, esquina com Rua Carlos Vasconcelos
CENTRO
CASA DO CHORO - cinema
10h - Pré-estreia do filme "Choro Carioca: música do Brasil"
11h - Segunda sessão
RODOVIÁRIA NOVO RIO - choro itinerante
13h - Música no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)
PRAÇA TIRADENTES - shows
14h - Segura o Dedo
15h - Quarteto Bandolinata: Homenagem a Jacob do Bandolim
16h - Sexteto Mauricio Carrilho
17h - Os Matutos
18h - Bandão e Coral da EPM: Tributo a Jacob, Dino, Edino Krieger (90
anos) e Joaquim Callado (170 anos)
18h30 - Orquestra Furiosa Portátil