Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura inclui Dia do Choro no Calendário Oficial da Cidade

18/04/2017 09:07:00  » Autor: Foto: Alexandre Macieira/Riotur


O Dia Nacional do Choro, celebrado no dia 23 de abril, vai entrar definitivamente para o Calendário Cultural Oficial da Cidade. Para celebrar este momento, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) idealizou, juntamente com Instituto Casa do Choro, uma maratona de shows simultâneos gratuitos que reunirá mais de 80 músicos em vários pontos da cidade. O grande homenageado da festa será Pixinguinha, que comemoraria, exatamente nesta data, 120 anos. O evento vai reunir grandes nomes, como Zé da Velha, Silvério Pontes Pedro Amorim, Marcelo Bernardes, Pedro Paulo Malta e Nina Wirttti, além dos grupos Cordão do Boitatá, Os Matutos, Choro na Rua, Choro da Glória, o projeto Pixinguinha para Crianças, o bandão da Escola Portátil de Música e a Orquestra Furiosa Portátil. 

 

Os shows vão começar em diferentes espaços até todos tomarem a direção do Largo da Carioca. O evento também abre o centenário do choro-canção "Carinhoso", célebre composição de Pixinguinha, feita em 1917.

 

A celebração terá início às 14h30 com shows de Pedro Amorim, Marcelo Bernardes e Choro da Glória durante todo o trajeto da barca Paquetá x Rio e com o grupo Os Matutos, que sai da estação Rodoviária no VLT do Choro. O Cordão do Boitatá e o projeto Pixinguinha para Crianças acontecem na Praça XV, no mesmo horário, enquanto o Choro na Rua faz a festa em frente à livraria Folha Seca com participação especial de Zé da Velha e Silvério Pontes. Professores e alunos da Escola Portátil de Música começam uma roda de choro no Largo da Carioca. Quando a barca de Paquetá chegar ao Rio, instrumentistas e espectadores vão se encontrar com o Cordão do Boitatá para um cortejo de todos os músicos, que seguirá para a Carioca, onde serão recebidos para execução de "Carinhoso", com o Bandão e Coral EPM.

 

O encerramento será no Largo da Carioca com a Orquestra Furiosa Portátil e seus convidados: Nina Wirtti, Pedro Miranda e Pedro Paulo Malta. Na ocasião, também será feita uma homenagem a Severino Araújo, fundador da Orquestra Tabajara, cujo centenário de nascimento se comemora justamente neste 23 de abril de 2017.

 

- O Dia do Choro já existe há bastante tempo, mas agora ganhamos um evento de celebração oficial e anual, a exemplo do que já é realizado no Dia do Samba. Nosso objetivo é ser o mais abrangente possível, reunindo toda a família ‘chorona' da cidade - disse a presidente do Instituto Casa do Choro, pesquisadora musical e cavaquinista Luciana Rabello.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

14h30 às 16h – Cinco eventos simultâneos:

 

Barca Paquetá x Rio – Show na Barca (concentração 14h, saída da barca 14h30): Pedro Amorim, Marcelo Bernardes e Choro da Glória, com Anderson Balbueno (pandeiro), Bernardo Diniz (cavaco), Diego Terra (sax), Lucas Porto (violão 7 cordas), Pedro Barros (violão de 6 cordas) e Rodrigo Milek (clarinete).

 

VLT do Choro (concentração 14h na estação Rodoviária, saída às 14h30): Roda de choro com Os Matutos, com Everson Moraes (oficleide), Aquiles Moraes (trompete e flugelhorn), Tadeu Santinho (flauta e flautim), Marlon Júlio (violão de 7 cordas), Pablo Carrilho (violão de 6 cordas), Lucas Oliveira (cavaquinho), Maycon Júlio (bandolim), Marcus Thadeu (percussão), Magno Júlio (percussão) e Thiago Osório (tuba).

 

Praça XV: Show "Pixinguinha para Crianças" voltado para o público infantil e Baile Cordão do Boitatá. O Pixinguinha para Crianças é formado por Daniel Fernandes (violão de 7 cordas), Marcelo Cebukin (sax, flauta e flautim), Milena Sá (pandeiro), Joana Saraiva (sax, flauta e flautim), Bernardo Diniz (cavaco) e Luzia de Mendonça (brincante).

 

Rua do Ouvidor (em frente à Livraria Folha Seca): Roda de choro com Choro na Rua e participação especial de Zé da Velha e Silvério Pontes.

 

Largo da Carioca: Roda de Choro com professores e alunos da Escola Portátil de Música

 

16h: 

 

Praça XV: Cortejo do Cordão do Boitatá

 

Saindo da Praça XV, encontrando os músicos da Rua do Ouvidor e seguindo pela Sete de Setembro em direção ao Largo da Carioca.

 

17h30:

 

Largo da Carioca: Bandão e Coral da Escola Portátil de Música recebem os grupos para execução de "Carinhoso" e outras músicas de Pixinguinha.

 

Grande encontro de encerramento, com a Orquestra Furiosa Portátil. Convidados Especiais: Nina Wirtti, Pedro Miranda e Pedro Paulo Malta. 




Serviços Serviços