Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Escolas municipais de ensino integral avançam no IDERIO 2015

08/07/2016 16:16:00  » Autor: Flávia David / Fotos: Beth Santos e Alexandre Farias


A Prefeitura do Rio apresentou, nesta sexta-feira (08/07), os resultados da Prova Rio 2015. Em relação ao desempenho obtido em 2014, as unidades de ensino integral deram um salto de 9,6% no Primário (1º ao 5º ano) e de 19,3% no Ginásio (6º ao 9º ano). O Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio (IDERIO) das escolas da prefeitura avançou 12% nos dois segmentos, passando de 5,0, em 2014, para 5,6, no ano passado. Uma das metas do governo municipal é atender 35% dos alunos em turno único de sete horas até o final de 2016, a exemplo dos países que mais avançaram em educação nas últimas décadas.

 

A Prova Rio foi aplicada a quase 100 mil alunos do 3º e 7º anos de 974 escolas da prefeitura. Criado em 2009, a avaliação consiste em testes de Português e Matemática, aplicados aos alunos do 3º, 6º e 7º anos. Além de medir, anualmente, a evolução da aprendizagem nas escolas, a avaliação também gera dados para o IDERIO.

 

— Educação é um processo. Estamos comemorando os melhores resultados, mas, acima de tudo, o fato de que 85% das escolas apresentaram crescimento. De nada adiantam os ótimos resultados se a rede não cresce junto. Estamos trabalhando com professores competentes e diretores compromissados. E o que estamos vendo é o resultado desse trabalho. Vivemos também um movimento de reorganização da rede, em que as escolas estão sendo organizadas por faixa etária, um modelo de sucesso absoluto que fará com que seus profissionais trabalhem com atenção exclusiva para aquele público. Além disso, estamos caminhando para o turno único. Das dez escolas que obtiveram bons resultados no segundo segmento, sete são ginásios de turno único. Ou seja, esses resultados nos dizem que este é o caminho - disse a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny.

 

No IDERIO, as escolas de ensino integral do Primário saltaram de 5,2, em 2014, para 5,7, em 2015, com 9,6% de crescimento. Os números das unidades do Ginásio mostraram um aumento de 5,7 para 6,8, o que representa um aumento de 19,3%. Entre as escolas de turno de sete horas que mais se destacaram na Prova Rio 2015, o Ciep 1º de Maio (Santa Cruz) e a Escola Municipal Rodrigues Alves (Barra da Tijuca) obtiveram índices de 7,5 no Primário e 9,1 no Ginásio, respectivamente.

 

No comando da Rodrigues Alves, a diretora Kathleeng Braga atribuiu os resultados obtidos ao trabalho conjunto da diretoria com seus professores e alunos:

 

- Dedico esse resultado a toda equipe, que é muito coesa, unida e dedicada ao que faz. Focamos no aluno o tempo inteiro. Eles percebem essa dedicação e retribuem com um bom rendimento. Nossos professores aplicam, além das disciplinas da grade, atividades eletivas. São atrativos para que eles permaneçam mais tempo dentro da escola, escolhendo aquilo que eles querem fazer. Em 2013, passamos a ser apenas ginásio e acredito que essa mudança foi determinante para a melhoria do desempenho dos alunos. Porque o aluno é o nosso protagonista e se sente parte daquele universo. Isso faz toda a diferença.

 

Os avanços das escolas com turno de sete horas podem ser medidos pelas notas da Prova Rio. No Primário, o desempenho saltou de 5,73 para 6,14, enquanto que o Ginásio obteve crescimento de 6,37 para 7,29.  

 

- A dedicação dos meus professores e o comprometimento dos pais, que verificaram o trabalho de casa, foram determinante para o sucesso da escola na Prova Rio. Nossa missão é essa: união. Além disso, trabalhamos em turno único, aplicando diariamente o reforço escolar. O aluno fica mais tempo na escola, aprendendo as disciplinas da grade ao mesmo tempo em que estão envolvidos com as mídias tecnológicas. Dessa forma, seu aprendizado se torna mais dinâmico. As aulas deixaram de ter aquele perfil tradicional, com quadro e giz, e hoje se utiliza computadores, celulares. Quando as aulas de tornam mais atrativas, os alunos correspondem - falou o diretor do Ciep 1º de Maio, Ocimar Nascimento.  

 

Na avaliação geral, as escolas municipais do Rio avançaram na aprendizagem em 2015. Tanto as unidades do Primário quanto as escolas do Ginásio obtiveram aumento significativo de 12% em relação ao desempenho de 2014, passando de 5,0 para 5,6. As notas da Prova Rio também confirmam a melhoria dos dois segmentos: no Primário, houve aumento de 8,3%, subindo de 5,61 para 6,08. No Ginásio, o crescimento foi de 11,9%, passando de 5,95 para 6,66. No índice geral, as escolas municipais Professor Visitação (Cachambi), no Primário, e Rodrigues Alves, no Ginásio, obtiveram os melhores resultados, com notas de 8,6 e 9,1, respectivamente.

 

- Obtivemos um grande avanço e credito isso ao trabalho que a gente vem fazendo, focando basicamente na alfabetização. Possuímos um projeto pedagógico forte que prioriza a aquisição da leitura e da escrita. Ou seja, em todas as atividades realizadas, desde o maternal e a pré-escola, incluindo as salas de leitura, nossa atenção é essa. Paralelamente a esse trabalho, focamos na recuperação de alunos, sanando as dificuldades antes que elas se tornem difíceis de serem revertidas - disse a diretora da escola Professor Visitação, Alzira Ribeiro de Amorim Leite.

 

Para a Secretaria Municipal de Educação, os números obtidos nada mais são do que uma consequência do monitoramento constante que o órgão vem fazendo em suas unidades, a partir das avaliações externas como a Prova Rio e a Prova Brasil, além das provas bimestrais. Esse monitoramento também engloba uma série de ações que vêm sendo implantadas para melhorar, cada vez mais, o desempenho de seus alunos, com equidade e sustentabilidade ao trabalho realizado.

 

Entre as ações, destaca-se o programa "Escolas em Foco", criado há dois anos. Conduzido pela Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire, a SME passou, então, a acompanhar, caso a caso, cerca de 400 unidades da rede que obtiveram resultados abaixo da média. E os resultados já puderam ser vistos no IDERIO. Das 370 escolas avaliadas pela Prova Rio 2015, 306 (82,7%) apresentaram avanço na aprendizagem em relação ao ano anterior. Entre as dez escolas do Primário que mais evoluíram em 2015, cinco fazem parte do programa.

 

- O projeto foi criado para que pudéssemos trabalhar uma gestão colaborativa com as escolas, estreitando a conversa entre secretaria e as unidades de ensino. Nosso objetivo é olhar para a realidade de cada escola e trabalhar com insumos que a direção e coordenação pedagógica ainda não tenham articulado. É um trabalho muito integrado. Olhamos aluno a aluno, organizando estratégias, recursos, escolha dos professores e o trabalho colaborativo de toda a escola em prol da melhoria do desempenho - explicou a diretora da Escola de Formação, Ana Cristian Thomé Veneno. 


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