Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito do Rio visita o palco principal do Réveillon de Copacabana

30/12/2014 14:06:00  » Autor: Flávia David / Fotos: Ricardo Cassiano


O prefeito Eduardo Paes acompanhou, na manhã desta terça-feira (30/12), os últimos preparativos para a festa de Réveillon na Praia de Copacabana, Zona Sul da cidade. Entre os destaques da queima de fogos deste ano, que terá duração de 16 minutos, estão a frase “Rio 450 Anos”, que iluminará a orla para dar início às comemorações dos 450 anos do Rio, e uma mensagem do Papa Francisco, diretamente do Vaticano, em Roma, parabenizando a cidade por seu aniversário.

 

 

- Recebemos ontem, diretamente do Vaticano, uma linda mensagem do Papa Francisco em homenagem aos 450 anos do Rio, que exibiremos nos telões da praia. O pontífice parabeniza a cidade e lembra sua passagem pelo Rio durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013. Foi uma bela surpresa que queremos dividir com o público na virada do ano - afirmou o prefeito. Entre as palavras do Papa Francisco está que a cidade “tem muito a oferecer ao Brasil e ao mundo”.

 

 

Para a festa de Réveillon deste ano, são esperadas 2,5 milhões de pessoas, sendo 2,3 milhões apenas em Copacabana e no Flamengo, e outras 200 mil nos nove palcos espalhados por todas as áreas da cidade. Por conta do imenso público que estará nas ruas na noite desta quarta-feira (31), o prefeito pediu à população para que se divirta de maneira ordeira. Além disso, segundo ele, é fundamental que o público, especialmente o de Copacabana, saiba chegar e sair da festa com tranquilidade.

 

 

- Mais uma vez, faço um apelo à população. Trata-se de uma festa de muita paz e confraternização, que recebe muitas famílias. Que as pessoas saibam se divertir respeitando o direito do outro, procurando também não sujar a cidade, utilizando os locais corretos para descarte do seu lixo. Além disso, para evitar tumultos, é preciso ter calma para chegar e sair da festa de Réveillon.

 

 

Em Copacabana, a previsão é de que 816 mil turistas irão movimentar US$ 650 milhões, o que representa um aumento de 6% em relação ao número registrado em 2013, com a presença de 767 mil visitantes.

 

 

- Na orla de Copacabana, os hotéis estão praticamente lotados. Acredito que chegaremos aos 100% de ocupação. Isso é muito representativo, principalmente este ano, quando tivemos um incremento de mais sete mil quartos. Manter a taxa de ocupação em alta é o grande diferencial - afirmou o secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.

 

 

Na manhã desta terça-feira, o palco principal do Réveillon de Copacabana foi animado por ensaio de ritmistas da escola de samba Unidos da Tijuca. Durante a apresentação dos grandes sucessos do carnaval da agremiação carioca, banhistas e pedestres puderam ter uma prévia da alegria que tomará o palco na virada do ano. Um dos mais empolgados, sem dúvida, era o estudante de Comunicação Lucas Abecassis, de 22 anos. Natural de Manaus, ele está visitando a cidade pela primeira vez, ao lado de sua família. Para ele, que sempre acompanhou os fogos de Copacabana pela televisão, esta será uma experiência única:

 

 

- Posso dizer que estou realizando o meu maior sonho. Poder participar desta festa ao vivo será algo que jamais esquecerei. O Réveillon do Rio é um dos maiores espetáculos do mundo – disse o jovem, que já visitou o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar e tem como próxima parada a cidade de Niterói.

 

 

A virada do ano também terá um gostinho especial para o casal Alexandre e Juliana Chequer, ele capixaba e ela mineira. Além da alegria de assistir, pela primeira vez, à queima de fogos em Copacabana, o ano de 2015 reserva uma emoção ainda maior: ela está grávida de quatro meses das gêmeas Laura e Sofia.

 

 

- Minha expectativa para este novo ano é a melhor possível. Além do nascimento das meninas, fiz questão virar o ano no Rio, para que elas sintam as vibrações da Praia de Copacabana. Que este momento de confraternização seja marcado por muita paz e alegria - afirmou Juliana.

 

 

Além do palco principal, em frente ao Hotel Copacabana Palace, a orla de Copacabana terá outros dois palcos - um em frente à Rua Santa Clara e outro no Leme, todos com diversas atrações musicais. Na última sexta-feira, a Prefeitura do Rio apresentou o esquema operacional para o Réveillon de Copacabana, elaborado em conjunto pelas secretarias de Turismo, Transportes, Saúde, Ordem Pública e Conservação, além de órgãos como Comlurb, CET-Rio e Guarda Municipal.

 

 

Entre as ações da prefeitura para este ano está a instalação, pelo terceiro ano consecutivo, do Centro de Operações Avançado da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva).  A operação está prevista para ser iniciada às 15h desta quarta-feira e se estenderá até a desmobilização de todo o efetivo operacional no início da manhã do dia 1º de janeiro de 2015. 

 

 

- Está tudo preparado para a festa. Além do Centro Avançado, teremos mais de 1.400 homens nas ruas e mais de 3.400 contêineres de lixo e ecopontos. Além disso, durante 40 dias, recuperamos vias e calçadas do bairro para que o público aproveite a festa com ainda mais segurança - afirmou o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços