Haroldo Costa abre a temporada 2022 dos Depoimentos Cariocas

 

 

O produtor, ator e escritor Haroldo Costa é o primeiro entrevistado da segunda temporada dos Depoimentos Cariocas, série com a qual o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro vem registrando desde o ano passado as memórias e reflexões de grandes cariocas – natos ou honorários – sobre sua relação com a cidade.

 

Na entrevista, que entra no ar nesta terça-feira, dia 25 de janeiro, às 17h, no YouTube do Arquivo Geral da Cidade (www.youtube.com/arquivodacidade), Haroldo relembra grandes momentos de sua trajetória, como a participação no Teatro Experimental do Negro (1947), a atuação como protagonista na peça "Orfeu da Conceição" (1956) e os livros que escreveu sobre a história do samba e, em particular, de sua escola de coração: a Acadêmicos do Salgueiro.

 

Nascido há 91 anos, no bairro de Piedade, Haroldo Costa relembrou também a infância em Maceió (onde viveu até os dez anos, criado por sua tia, Isabel Costa), e o retorno ao Rio de Janeiro, no começo da década de 1940, quando estudou na Escola Deodoro (na Glória) e, depois, no Colégio Pedro II, onde foi aluno de Mello e Souza e José Oiticica, entre outros professores.

 

A condução do depoimento é da presidente do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Jneiro, Rosa Maria Araujo, com a abertura feita pelo Secretário de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero. A entrevista tem ainda as participações especiais da escritora Rachel Valença e da ex-porta-bandeira da Portela Vilma Nascimento, que enviaram perguntas ao convidado.

 

As memórias de Haroldo Costa juntam-se às de outros grandes nomes da cidade que passaram pelos Depoimentos Cariocas em 2021, como os escritores Zuenir Ventura, Nei Lopes e Ruy Castro, o cineasta Cacá Diegues e a cantora Áurea Martins, entre outros. Clique aqui (http://www.rio.rj.gov.br/web/arquivogeral/depoimentos-cariocas) para conferir todas as entrevistas da série realizadas até o momento.