AGCRJ 125 ANOS

 

 

No dia 5 de agosto de 1893, foi promulgado, pelo Conselho de Intendência Municipal e pelo Prefeito Henrique Valadares, o Decreto nº 44, instituindo o Archivo do Distrito Federal, garantindo a sua autonomia, e dando ao Arquivo status de Diretoria Geral, terminologia deste momento para o que hoje entendemos por Secretaria Municipal.

 

Constituído pelo acervo do Arquivo da Câmara, herdado pela instituição depois de instaurada a República, em 2018 o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro comemora  125 anos de sua criação no âmbito da Prefeitura, tendo como uma de suas missões a gestão dos 453 anos do acervo e história da cidade. 

 

A data também celebra os 125 anos de serviços prestados à comunidade. Sua função principal é salvaguardar os documentos produzidos pelo Executivo Municipal, organizar políticas de Gestão De Documentos destes e garantir o acesso e acomprovação de Direitos. Possuindo igualmente um viés cultural, o AGCRJ vem por mais de um século desenvolvendo atividades que promovam o seu acervo, como a realização de seminários, a formulação e a divulgação de pesquisas que tenham como base a cidade do Rio de Janeiro, dentre outras.

 

 

Confira as próximas ações do órgão em comemoração aos seus 125 anos. 

 

 

Acompanhe aqui todas as novidades sobre os 125 anos do AGCRJ!