Viva Cazuza: Lucinha Araujo é a entrevistada dos Depoimentos Cariocas nesta terça, 26/11

 

 

Memórias do rock nacional, da indústria fonográfica e do apoio a pessoas HIV positivas estarão na próxima edição dos Depoimentos Cariocas, quando Lucinha Araujo será a entrevistada da 42ª edição da série criada pelo Arquivo Geral da Cidade para registrar as memórias e reflexões de cariocas sobre a cidade. Com a condução do gerente de conteúdo do Arquivo, Pedro Paulo Junior, o depoimento de Lucinha entra no ar nesta terça-feira (26/11), às 17h, com chat aberto para quem acompanhar na estreia.

 

 

Para assistir à entrevista, é só clicar no seguinte link: https://youtu.be/DyCYNlKfkVs?si=EABQv4KPhraVPMUJ

 

 

Gravada no escritório de Lucinha, no bairro de Ipanema, em 12 de novembro de 2024, a entrevista registra memórias de Vassouras (RJ), onde nasceu Lucinha (em 1936), e do Rio de Janeiro das décadas de 1940/50, quando foi aluna do Colégio Sacré Coeur de Marie, em Copacabana. A conversa também passa por lembranças do casamento com o empresário João Araujo e a trajetória artística de seu filho único, o cantor e compositor Cazuza, falecido em 7 de julho de 1990, aos 32 anos, de Aids.

 

 

A ong Viva Cazuza, fundada por Lucinha em outubro de 1990, para dar assistência a jovens e crianças infectadas com o vírus HIV, também é um dos temas da entrevista, que tem participações especiais do cantor Ney Matogrosso, do diretor executivo da União Brasileira de Compositores, Marcelo Castello Branco, e de Ramon Nunes Mello, poeta e organizador da obra de Cazuza, que enviaram perguntas a Lucinha. Na abertura, o vídeo traz uma saudação da presidente do Arquivo Geral, a historiadora Rosa Maria Araujo.

 

 

Com as memórias de Lucinha Araujo, Depoimentos Cariocas chega à décima entrevista da temporada 2024, quarta da série de entrevistas mensais iniciada em maio de 2021. Desde então já foram entrevistados jornalistas e escritores como Zuenir Ventura e Ruy Castro, atrizes como Marieta Severo e Zezé Motta, fotógrafos como Evandro Teixeira, Walter Firmo e Luiz Carlos Barreto, e compositores, como Nei Lopes, Hermínio Bello de Carvalho, Paulo César Pinheiro e Evandro Mesquita, entre outros nomes representativos do Rio de Janeiro.

 

 

Confira todas as entrevistas no seguinte link: https://youtube.com/playlist?list=PL1-JWSGpuTTIup2hz906o1zEBl-qEwsTO&si=uQlikEKp1pMDr37N.