Depoimentos Cariocas: escritora Ana Maria Machado é a nova entrevistada da série

 

A escritora Ana Maria Machado é a entrevistada da nova edição dos Depoimentos Cariocas, que vai ao ar nesta terça-feira (09/08), às 17h, no YouTube do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, com chat aberto para a participação dos internautas. A entrevista – que poderá ser vista neste link (https://youtu.be/gNwmlKfyVdg) – é a oitava entrevista da temporada 2022 e a 16ª da série, criada no ano passado com o objetivo de registrar memórias e reflexões de personalidades cariocas sobre a cidade.

 

Neste depoimento, conduzido pelo jornalista Pedro Paulo Junior, da equipe de Promoção Cultural do Arquivo Geral, Ana Maria relembra as visitas à cobertura do cronista Rubem Braga em Ipanema, fala de sua angústia com ambiental do país e destaca seu mandato de presidente da Academia Brasileira de Letras (2012-2013), quando aproximou a instituição de eventos como a Feira Literária das Periferias (Flup), com atuação direta em comunidades cariocas como o Complexo do Alemão e os morros Pavão-Pavãozinho, Fallet e Dona Marta.

 

Ocupante da cadeira de nº 1 da ABL desde 2003, Ana Maria Machado, carioca nascida há 80 anos, é autora de extensa obra literária adulta e infanto-juvenil - estima-se que seus livros já venderam mais de 20 milhões de exemplares no Brasil e no exterior.

 

Entre os títulos e troféus que recebeu, estão prêmios internacionais, como o Hans Christian Andersen (Dinamarca) e o Casa de las Américas (Cuba), e nacionais, como a Ordem do Mérito Cultural e o Prêmio Jabuti, que conquistou três vezes.

 

Na entrevista à série Depoimentos Cariocas, ela responde também a perguntas enviadas por convidados especiais, como o jornalista Zuenir Ventura, a produtora Guguta Brandão e a presidente do Arquivo Geral da Cidade, Rosa Maria Araujo. Já a abertura do depoimento coube ao coordenador de Promoção Cultural do Arquivo, Pedro Paulo Malta.