Gerência de Gestão Documental


 

 

E-mail para contato e orientação técnica: 

gestaodocumental.agcrj@prefeitura.rio

 

 

A recém-criada Gerência de Gestão Documental do AGCRJ tem como principal função a implementação do Programa de Gestão de Documentos da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, o PGD Carioca, criado pelo Decreto Rio 48.773 de 10 de junho de 2021. O trabalho desenvolvido consiste em assessorar as Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos, CPADs, no processo de elaboração dos instrumentos de gestão documental; Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade.

 

Estes instrumentos permitem a normatização da produção, identificação, classificação, avaliação e a correta destinação dos documentos de arquivo, independentemente de seu suporte. Além de contribuir para a redução da massa documental acumulada, possibilita o acesso à informação a transparência e a integridade pública da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

 


 

 

Foram publicados no Diário Oficial do Município desta terça-feira (dia 1 de fevereiro) o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade referentes às atividades-fim do Arquivo Geral da Cidade do RJ. Os instrumentos de gestão de documentos, fundamentados no método de identificação arquivística, são a base para a implementação do Programa de Gestão de Documentos da Cidade do Rio de Janeiro, o PGD Carioca, criado pelo Decreto Rio nº 48.773 de junho de 2021.

 

 

Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade publicados em diário oficial:

 

 


 

 

Ficam estabelecidos os procedimentos técnicos referentes às atividades de transferência, eliminação e recolhimento de documentos para utilização dos planos de classificação e das tabelas de temporalidade na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro:

 

 

Modelos de documentos disponíveis para download: